Implantação de metodologia de desempenho 180º e cultura de feedback através do desenvolvimento da liderança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Marcos Wagner da, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Autor(es): dc.creatorZampar, Jackeline Baraldo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93602-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Wagner da Fonseca-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho teve como objetivo principal propor um modelo de implantação da metodologia de avaliação de desempenho 180º e fortalecer a cultura de feedback na Cooperativa X. Iniciou-se com a análise da situação atual da cooperativa, identificando a falta de padronização na metodologia de avaliação de desempenho e o impacto negativo dessa ausência na eficiência organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores. A Cooperativa X, atua no ramo "Trabalho, Produção de Bens e Serviços" e vivenciando aumento da demanda de serviços e o crescimento da cooperativa, tanto no quadro de cooperados, quanto de colaboradores. Com isso, surgiu a necessidade de uma gestão de pessoas mais estratégica e estruturada. A pesquisa revelou que a inexistência de uma metodologia formalizada de avaliação de desempenho resultava em avaliações informais e impactava negativamente na motivação e desenvolvimento dos colaboradores. Para enfrentar esses desafios, o trabalho propôs a adoção do modelo de avaliação 180º, que inclui a autoavaliação e a avaliação realizada pelos líderes, com feedbacks regulares e estruturados. Este modelo visa oferecer uma visão abrangente do desempenho dos colaboradores, promover o desenvolvimento contínuo e alinhar os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da cooperativa. Além disso, a proposta inclui a capacitação das lideranças para garantir o processo das avaliações e a criação de uma cultura de feedback de forma assertiva. A implementação desse modelo propôs ser acompanhada de perto pelo departamento Gestão de Pessoas, com ajustes e melhorias contínuas para assegurar sua eficácia. Este trabalho conclui que a adoção de uma metodologia estruturada de avaliação de desempenho e a promoção de uma cultura de feedback são essenciais para melhorar a eficiência organizacional, o desenvolvimento profissional dos colaboradores e refletir positivamente nos objetivos estratégicos a serem alcançados pela Cooperativa X-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Título: dc.titleImplantação de metodologia de desempenho 180º e cultura de feedback através do desenvolvimento da liderança-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.