
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Marcos Wagner da, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
| Autor(es): dc.creator | Zampar, Jackeline Baraldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93602 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93602 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Wagner da Fonseca | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal propor um modelo de implantação da metodologia de avaliação de desempenho 180º e fortalecer a cultura de feedback na Cooperativa X. Iniciou-se com a análise da situação atual da cooperativa, identificando a falta de padronização na metodologia de avaliação de desempenho e o impacto negativo dessa ausência na eficiência organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores. A Cooperativa X, atua no ramo "Trabalho, Produção de Bens e Serviços" e vivenciando aumento da demanda de serviços e o crescimento da cooperativa, tanto no quadro de cooperados, quanto de colaboradores. Com isso, surgiu a necessidade de uma gestão de pessoas mais estratégica e estruturada. A pesquisa revelou que a inexistência de uma metodologia formalizada de avaliação de desempenho resultava em avaliações informais e impactava negativamente na motivação e desenvolvimento dos colaboradores. Para enfrentar esses desafios, o trabalho propôs a adoção do modelo de avaliação 180º, que inclui a autoavaliação e a avaliação realizada pelos líderes, com feedbacks regulares e estruturados. Este modelo visa oferecer uma visão abrangente do desempenho dos colaboradores, promover o desenvolvimento contínuo e alinhar os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da cooperativa. Além disso, a proposta inclui a capacitação das lideranças para garantir o processo das avaliações e a criação de uma cultura de feedback de forma assertiva. A implementação desse modelo propôs ser acompanhada de perto pelo departamento Gestão de Pessoas, com ajustes e melhorias contínuas para assegurar sua eficácia. Este trabalho conclui que a adoção de uma metodologia estruturada de avaliação de desempenho e a promoção de uma cultura de feedback são essenciais para melhorar a eficiência organizacional, o desenvolvimento profissional dos colaboradores e refletir positivamente nos objetivos estratégicos a serem alcançados pela Cooperativa X | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
| Título: dc.title | Implantação de metodologia de desempenho 180º e cultura de feedback através do desenvolvimento da liderança | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: