Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavallet, Valdo Jose, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Zimermann, Cristiane Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:26:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:26:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93558 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93558 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Valdo José Cavallet | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) aborda a jornada de autodescoberta, superação de desafios e crescimento pessoal da autora após enfrentar dois Acidentes Vasculares Cerebrais Isquêmicos (AVCIs) e outros eventos significativos em sua vida. A narrativa explora temas como resiliência, autoconhecimento e autoconsciência emocional, reflexão e aprendizado a partir de experiências pessoais marcantes e construção de conexões internas nesse processo. Autores como Antônio Nóvoa, José Luiz da Cunha e Maria Helena Menna Barreto Brandão destacam a importância da "História de Vida" nas narrativas pessoais e da reflexão autobiográfica em diversas áreas. Isso nos convida à reflexão sobre o compartilhamento de experiências, especialmente após eventos como AVCIs, promovendo autodescoberta, crescimento pessoal, adaptação às mudanças e desenvolvimento individual, destacando o valor da luta contra dificuldades e obstáculos para alcançar metas pessoais e uma vida mais autêntica. Em diversos trechos, há menções a figuras filosóficas e literárias, como Hannah Arendt, Viktor E. Frankl, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Salvador Dalí, que ajudam a ilustrar e explicar as diferentes ideias abordadas. O texto também ressalta a importância de celebrar conquistas ao longo da jornada, mesmo as menores, e inspira a busca por ressignificação diante da nova condição afásica motora frente ao seu processo de luto que parece não ter fim. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidente vascular cerebral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida - História | - |
Título: dc.title | Historização, vivências e a superação de cada dia! | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: