Implantação de metodologia de desempenho 180° e a cultura de feedback através do desenvolvimento da liderança

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Autor(es): dc.contributorFonseca, Marcos Wagner da, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bruno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93526-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93526-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Wagner da Fonseca-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo busca abordar a necessidade de implementação de uma metodologia de avaliação de desempenho estruturada na Cooperativa X, visando dirimir a falta de padronização nos processos de avaliação e feedback. Foi identificado que a ausência de um procedimento bem delimitado para essas práticas pode ocasionar desmotivação dificuldade de engajamento, aumento de rotatividade e desalinhamento estratégico, impactando negativamente a competitividade da referida cooperativa frente ao mercado. Para enfrentar esta problemática, foi proposto a adoção da avaliação de desempenho 180°, uma metodologia que envolve a autoavaliação dos colaboradores, sobre seu próprio desempenho, e de seus líderes diretos. O processo para a implementação foi cuidadosamente traçado, com etapas que incluem desde a escolha de uma ferramenta adequada até a validação da metodologia com testes práticos, visando assegurar a eficácia da implantação. Apesar desses desafios, aliados a uma possível resistência à mudança e os custos de tal implantação, os benefícios esperados a longo prazo, como o fortalecimento da cultura de feedback e a redução de índices de absenteísmo e de rotatividade, justificam os dispêndios necessários-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectLiderança-
Palavras-chave: dc.subjectNormalização-
Título: dc.titleImplantação de metodologia de desempenho 180° e a cultura de feedback através do desenvolvimento da liderança-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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