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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Moraes e Silva, Marcelo, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Moro, Vera Luiza, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, Fernanda do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93348 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Moraes e Silva | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Vera Luiza Moro | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 19/04/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender como a Gymnastica foi incorporada pela Instrução Pública do Paraná entre os anos de 1882 a 1924. Por sua vez, os objetivos específicos foram os seguintes: a) detectar as diferentes manifestações da Gymnastica que circulavam no Paraná; b) analisar os modos como as diferentes ginásticas foram incorporadas e postas em curso na Instrução Pública paranaense. A delimitação temporal inicial se deu pelo fato de a Gymnastica ter se tornado obrigatória nas instituições escolares de ensino primário do sexo masculino no Paraná em 1882. Já o ano de 1924 se tornou a delimitação final por ser o momento em que ocorreram ações reformistas na instrução pública durante a primeira gestão de Caetano Munhoz da Rocha, responsável pelo governo do Estado do Paraná. Utilizou-se como principais materiais analíticos três tipos de fontes: a primeira tipologia utilizada foram os relatórios de governo, a segunda tipologia de fontes consultadas foram as Leis, Decretos, Actos, Ofícios, Termos de Visitas, Regulamentos e as Constituições do Paraná e por fim, a última tipologia utilizada foram os jornais (Dezenove de Dezembro, A República e o Diário da Tarde). A dissertação foi organizada em três capítulos, inicialmente, foram identificadas três manifestações da Gymnastica presentes na imprensa periódica paranaense no período compreendido pelo estudo: a gymnastica circense, a associativa e a militar. No segundo capítulo foi analisada a incorporação da Gymnastica na Instrução Pública paranaense antes de sua obrigatoriedade em 1882 até seu reconhecimento como saber escolar em 1920. Por fim, o terceiro capítulo explora a reestruturação do ensino paranaense a partir da nomeação de César Pietro Martinez em 1920, destacando sua preocupação com a educação física. Além disso, foi abordada a nomeação do tenente Aristóteles Xavier como instrutor de Gymnastica para os grupos escolares de Curitiba em 1922, analisando sua atuação nesse cargo. A título de conclusão, constata-se que a Gymnastica foi desempenhando um papel significativo na Instrução Pública do Paraná entre 1882 e 1924. Além de identificar as diversas manifestações da Gymnastica que circularam no estado, a pesquisa proporcionou uma compreensão mais ampla dos processos de sua incorporação no contexto educacional. A diversidade de formas de Gymnastica encontradas, os desafios enfrentados na implementação escolar e a fluidez na adoção de diferentes métodos ginásticos refletem a complexidade e a dinâmica do cenário educacional da época. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present dissertation aims to understand how Gymnastics was incorporated by Public Instruction in Paraná between the years 1882 and 1924. In turn, the specific objectives were the following: a) detect the different manifestations of Gymnastics that circulated in Paraná; b) analyze the ways in which different gymnastics were incorporated and implemented in Public Instruction in Paraná. The initial temporal delimitation was due to the fact that Gymnastics became mandatory in male primary education institutions in Paraná in 1882. The year 1924 became the final delimitation as it was the moment in which reformist actions took place in instruction. public during the first administration of Caetano Munhoz da Rocha, responsible for the government of the State of Paraná. Three types of sources were used as the main analytical materials: the first typology used was government reports, the second typology of sources consulted were the Laws, Decrees, Acts, Official Letters, Terms of Visits, Regulations and the Constitutions of Paraná and by Finally, the last typology used were newspapers (Dezenove de Outubro, A República and Diário da Tarde). The dissertation was organized into three chapters. Initially, three manifestations of Gymnastics present in the Paraná periodical press during the period covered by the study were identified: circus gymnastics, associative gymnastics and military gymnastics. In the second chapter, the incorporation of Gymnastics into Public Instruction in Paraná was analyzed before it became mandatory in 1882 until its recognition as school knowledge in 1920. Finally, the third chapter explores the restructuring of education in Paraná after the appointment of César Pietro Martinez in 1920 , highlighting his concern with physical education. Furthermore, the appointment of Lieutenant Aristotle Xavier as Gymnastics instructor for school groups in Curitiba in 1922 was discussed, analyzing his performance in this position. By way of conclusion, it appears that Gymnastics played a significant role in Public Instruction in Paraná between 1882 and 1924. In addition to identifying the various manifestations of Gymnastics that circulated in the state, the research provided a broader understanding of the processes of its incorporation into the educational context. The diversity of Gymnastics forms found, the challenges faced in school implementation and the fluidity in the adoption of different gymnastics methods reflect the complexity and dynamics of the educational scenario at the time. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica - Brasil - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ginástica - História - Paraná - 1882-1924 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ginástica - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Escolarizando os elementos da cultura física : a incorporação da gymnastica pela Instrução Pública do Paraná (1882-1924) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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