Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Och, Stephan Hennings | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Tirza Seixas | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Moisés da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:28:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:28:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93329 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Stephan Hennings Och | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo tem por objetivo a análise dos efeitos da introdução de hidrogênio na mistura ar + etanol em motores de combustão interna, tendo por motivação a busca por reduzir a dependência de combustíveis fósseis. A metodologia foi aplicada através do software GT-SUITE, no qual foi replicado um motor Branco B4T-5.5H para serem testadas proporções de 10 a 50% de hidrogênio, de modo a ser possível analisar os impactos causados no desempenho do motor e a viabilidade da utilização do hidrogênio para redução de emissões e consumo do combustível. Para as simulações foi considerada a relação estequiométrica do etanol (9:1) e do hidrogênio (34,3:1), e o lambda de 0,9. Os resultados obtidos demonstram o potencial de utilização do hidrogênio quando contrabalanceado com outras tecnologias que reduzem a produção de NOx, pois apesar de reduzir significativamente as emissões de CO, CO2 e HC, as altas temperaturas tornam a produção de óxidos de nitrogênio muito mais propensa. Portanto, é possível observar a utilização de hidrogênio como combustível como um passo importante no avanço da tecnologia em busca da sustentabilidade. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpouse of this article is to analyze the effects of introducing hydrogen into the air + ethanol mixture in internal combustion engines, motivated by the pursuit of reducing dependence on fossil fuels. The methodology applied used the GT-SUITE software, in which a Branco B4T-5.5H engine was replicated to test hydrogen proportions ranging from 10 to 50%, to analyze the impacts on engine performance and the feasibility of using hydrogen to reduce emissions and fuel consumption. The stoichiometric ratios of ethanol (9:1) and hydrogen (34.3:1) were considered for the simulations, along with a lambda value of 0.9. The results obtained demonstrate the potential of using hydrogen when balanced with other technologies that reduce NOx production, as although it significantly reduces CO, CO2, and HC emissions, high temperatures make the production of nitrogen oxides much more likely. Therefore, it is possible to see the use of hydrogen as a fuel as an important step in advancing technology towards sustainability. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidrogenio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álcool | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores de combustão interna | - |
Título: dc.title | A influência do hidrogênio em motores a combustão interna com etanol : um estudo compreensivo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: