A influência do hidrogênio em motores a combustão interna com gasolina : um estudo compreensivo

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Autor(es): dc.contributorOch, Stephan Hennings-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotiva-
Autor(es): dc.contributorBarion, Pedro Henrique-
Autor(es): dc.creatorBenassi, Ithalo Giovanni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:44:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:44:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93328-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Stephan Hennings Och-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo analisa a influência do hidrogênio em motores de combustão interna, utilizando o motor Branco B4T-5.5H como base experimental. O estudo foi realizado por meio de simulações no software GT-SUITE, onde diferentes frações de hidrogênio foram introduzidas na mistura de combustível para avaliar o impacto sobre o consumo, desempenho e emissões do motor. A relação ar-combustível combinada foi ajustada considerando as proporções estequiométricas da gasolina (14,7:1) e do hidrogênio (34,3:1). As simulações cobriram misturas com 10% a 50% de hidrogênio, todas com uma relação lambda de 0,9. Os resultados deste estudo fornecem uma visão detalhada sobre o potencial do hidrogênio como combustível alternativo em motores de combustão interna, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e menos poluentes no setor automotivo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This article analyzes the influence of hydrogen on internal combustion engines, using the Branco B4T-5.5H engine as the experimental basis. The study was conducted through simulations in the GT-SUITE software, where different fractions of hydrogen were introduced into the fuel mixture to evaluate the impact on fuel consumption, performance, and emissions. The combined air-fuel ratio was adjusted considering the stoichiometric ratios of gasoline (14.7:1) and hydrogen (34.3:1). The simulations covered mixtures with 10% to 50% hydrogen, all with a lambda ratio of 0,9. The results of this study provide a detailed view of the potential of hydrogen as an alternative fuel in internal combustion engines, contributing to the development of more efficient and less polluting technologies in the automotive sector.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHidrogenio como combustivel-
Palavras-chave: dc.subjectMotores de combustão interna - Combustiveis-
Palavras-chave: dc.subjectEficiencia industrial-
Título: dc.titleA influência do hidrogênio em motores a combustão interna com gasolina : um estudo compreensivo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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