
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, José Carlos, 1964- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ligia Parize | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93325 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93325 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. José Carlos Fernandes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Em meio à amplitude da área das relações públicas, busca-se aqui relacioná-la com a educomunicação, uma teoria e prática em ascensão. O trabalho propõe a associação do teatro, uma matriz que possibilita explorar dinâmicas de comunicação, às relações públicas, de modo a evidenciar a contribuição mútua entre esses campos do conhecimento. Como resultado do processo científico e criativo, tem-se como produto uma oficina de dinâmica teatral, projetada para ser utilizada como ferramenta educomunicativa em ambientes organizacionais. Para tanto, o trabalho se utiliza de entrevista com especialista na área da educomunicação e pesquisa bibliográfica. Figuram entre os principais autores Ismar de Oliveira Soares e Viola Spolin. A pesquisa tem como produto o protótipo de uma oficina teatral, na qual a autora figurou como observadora direta e participante. Dentre os resultados, os jogos teatrais se mostraram uma ferramenta eficiente para a disseminação da educomunicação em ambientes organizacionais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : In the midst of the broad scope of the public relations field, this study seeks to relate it to educommunication, a theory and practice on the rise. This work proposes the association of theater, a matrix that allows the exploration of communication dynamics, with public relations, in order to highlight the mutual contribution between these fields of knowledge. As a result of the scientific and creative process, the result is a theater dynamics workshop, designed to be used as an educommunication tool in organizational environments. To this end, the work uses an interview with an expert in the field of educommunication and bibliographical research. The main authors are Ismar de Oliveira Soares and Viola Spolin. The research resulted in the prototype of a theater workshop, in which the author acted as a direct observer and participant. Among the results, theater games proved to be an efficient tool for the dissemination of educommunication in organizational environments | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa - Aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro e sociedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações públicas | - |
| Título: dc.title | Relações públicas e educomunicação : o teatro como prática relacional : oficina e diálogo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: