
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mateus Luciani dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93292 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93292 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa insere-se no projeto “Metodologias Facilitadoras para Desenvolvimento de Processos ou Produtos Inovadores Aplicados à Educação Continuada”, que estuda a influência das tecnologias para a educação continuada. Aqui, analisa-se a relação entre o ensino a distância (EaD) e o ciberespaço com a colaboratividade em ambientes Learning Management System (LMS). Estabelece-se como objetivos da pesquisa verificar, descrever e analisar sistemas de gestão de aprendizagem, em especial o Moodle, de modo a entender como essas ferramentas dão suporte a práticas colaborativas a partir de suas funcionalidades técnicas. Almeja-se responder à seguinte pergunta: o uso do Moodle para ensino-aprendizagem no curso Gestão da Informação do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem sido feito de forma a estimular atividades colaborativas entre os alunos? O estudo justifica-se pela crescente importância da EaD no campo educacional e, em especial, no curso de Gestão da Informação da UFPR. Nesse sentido, corrobora para a compreensão da atuação dos docentes do DECIGI no fomento de práticas colaborativas entre os alunos de graduação em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, bem como de que modo os alunos têm experienciado essas práticas. Quanto aos aspectos metodológicos, parte-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa-quantitativa e com objetivo exploratório. Em um primeiro estágio realizou-se revisão de literatura, seguida de atividade exploratória para conhecimento do ambiente Moodle do DECIGI. Aplicou-se, então, dois questionários em estilo survey online, sendo um voltado aos discentes da graduação em Gestão da Informação que cursaram disciplinas com EaD em 2016, e outro aos docentes do DECIGI. Obteve-se com a revisão de literatura a delimitação do tema estudado, além da relação das principais características da última versão do Moodle e quadros comparativos sobre os principais LMS similares ao Moodle. Contrapôs-se também as funcionalidades da última versão do Moodle à versão utilizada pelo DECIGI. A partir dos questionários chegou-se à conclusão que o Moodle utilizado pelo DECIGI apresenta recursos que possibilitam o desenvolvimento de práticas colaborativas entre os discentes, entretanto, ainda não cumpre em sua totalidade a função de incentivar tais atividades. Isso se dá por por fatores diversos apresentados nos resultados da pesquisa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | IV Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2017) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning Management System (LMS) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino a Distância (EaD) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moodle | - |
| Título: dc.title | ANÁLISE DA APLICABILIDADE DO CONCEITO E PRÁTICAS DE COLABORATIVIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: