ANÁLISE DAS LEIS MUNICIPAIS DE MOBILIDADE URBANA DE FREDERICO WESTPHALEN EM CONTRASTE COM A PROPOSTA DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões Campus de Frederico Westphalen-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal de Santa Maria-
Autor(es): dc.creatorAnthony Dos Reis Moraes-
Autor(es): dc.creatorElisangela Aparecida Mazzutti-
Autor(es): dc.creatorRodrigo André Klamt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93270-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93270-
Descrição: dc.descriptionO crescimento das cidades é contínuo, porém, o que se discute é se realmente as cidades de pequeno porte possuem condições que viabilizem esse crescimento de forma sustentável. Este artigo tem por objetivo analisar a legislação de mobilidade urbana de Frederico Westphalen/RS, a partir da vigência da Lei Municipal 3.286 de 2008, conforme as diretrizes preconizadas com a Lei Federal 12.587 de 2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A abordagem visou promover de forma analítica a leitura legal em comparação entre esfera federal e municipal, bem como detalhar quais políticas são de fato aplicadas. Acerca dos aspectos metodológicos, priorizou-se a modalidade qualitativa, exploratório-descritiva, com utilização de bibliografias no intuito de promover análises a partir da comparação entre o que está preconizado em lei, e o que está sendo praticado em FW. Observou-se, como resultados, ausência de algumas normativas municipais que estão presentes na Legislação Nacional, principalmente relacionadas ao transporte público coletivo. Além disso, verificou-se necessidade de propor um aperfeiçoamento e inclusão de outros programas de mobilidade na tentativa de diminuir os congestionamentos em horários de pico nas principais rotas da cidade, como implantação de transportes públicos e ciclovias. -
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relation3º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 4º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 4º Urbanidade-
Título: dc.titleANÁLISE DAS LEIS MUNICIPAIS DE MOBILIDADE URBANA DE FREDERICO WESTPHALEN EM CONTRASTE COM A PROPOSTA DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.