Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Julia Micaela Balen | - |
Autor(es): dc.creator | Luis Henrique Menuci | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Eduarda Saquetto Michelini | - |
Autor(es): dc.creator | Anelise Schmitz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93261 | - |
Descrição: dc.description | As passagens em nível constituem-se pelo cruzamento no mesmo nível entre uma ferrovia e uma rodovia. O conflito entre modal rodoviário e ferroviário representa um potencial risco de acidentes, que apesar da baixa probabilidade de ocorrência, possuem elevada severidade e impacto econômico. Assim, propôs-se com este artigo, o estudo de características que influenciam na acidentalidade e a avaliação do risco de acidentes de uma passagem em nível, através de dados da literatura internacional, além da análise do cenário brasileiro de segurança viária nos cruzamentos rodoferroviários, com foco na cidade de Curitiba, a partir dos dados do Anuário CNT do Transporte e do Relatório de Atualizações e Informações do PROSEFER. Como resultado, constou-se que existem 80 passagens em nível na cidade, destacando-se cinco em estado crítico, de acordo com o Relatório de Preposições para a Solução de Conflitos Ferroviários. A partir de uma avaliação multicritério, a resolução desses conflitos é prioritária para uma melhoria no quadro nacional e, portanto, é proposto a implantação de um contorno ferroviário para mitigação do problema. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | - |
Título: dc.title | CONFLITOS FERROVIÁRIOS EM PASSAGENS EM NÍVEL: UMA ABORDAGEM DOS CASOS CRÍTICOS EM CURITIBA, PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: