ANÁLISE DE FATORES CONTRIBUINTES PARA A PERDA DA VELOCIDADE OPERACIONAL EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual do Oeste do Paraná-
Autor(es): dc.creatorEduardo Cesar Amancio-
Autor(es): dc.creatorMayra Branco-
Autor(es): dc.creatorTatiana Maria Cecy Gadda-
Autor(es): dc.creatorMaria Isabel Iijima-
Autor(es): dc.creatorNatalia Luiza Cavichioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93260-
Descrição: dc.descriptionO transporte foi incluído como um direito social fundamental pela Emenda Constitucional nº 90, entretanto, deve-se assegurar não somente o acesso ao serviço, como também a qualidade do mesmo. O planejamento, operação e gestão do sistema, deve resultar em um transporte eficiente, seguro e, concomitantemente, ágil, reduzindo o tempo gasto no deslocamento. Assim, os objetivos deste estudo foram a determinação da velocidade operacional do transporte público do Município de Toledo – Paraná e a análise estatística da influência de diferentes fatores na velocidade. Para tanto, utilizou-se os dados fornecidos pela empresa operadora do sistema, Sorriso de Toledo. As análises foram realizadas no software QGis (trajeto, pontos de parada, lombadas e semáfaros) e em planilhas eletrônicas (horários de entrada e saída do ônibus no terminal). Além do cálculo da velocidade, realizou-se o teste estatístico de Pearson, com a finalidade de correlacionar a influência de cada indicador. A velocidade média do sistema foi de 22,33 km/h. Quanto aos indicadores, verificou-se maior correlação das velocidades com o número de lombadas e pontos de parada, com coeficientes de Pearson de -0,448 e -0,419, respectivamente. Com as análises, concluiu-se que os indicadores analisados exerceram influência fraca sobre as velocidades. Além disso, o sistema apresenta velocidade média satisfatória, conforme estabelecido pela literatura, entretanto, verificou-se itinerários que requerem melhorias para otimização da mesma.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relation2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade-
Título: dc.titleANÁLISE DE FATORES CONTRIBUINTES PARA A PERDA DA VELOCIDADE OPERACIONAL EM UM SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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