
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos | - |
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná - Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano/Departamento de Transportes | - |
| Autor(es): dc.creator | André Victor Igarashi | - |
| Autor(es): dc.creator | Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão | - |
| Autor(es): dc.creator | Jorge Tiago Bastos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93258 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93258 | - |
| Descrição: dc.description | Dada a grande variedade de fatores envolvidos e a complexidade da tarefa de condução, há a necessidade de conhecer o perfil comportamental dos condutores. O presente estudo tem por objetivo descrever três sessões de grupo focal realizadas a fim de obter evidências comportamentais de diferentes categorias de condutores no âmbito do primeiro estudo naturalístico de condução brasileiro. As entrevistas contaram com a participação de 21 condutores divididos em três categorias: condutores habituais (N=8), condutores que utilizam aplicativos de carona organizada (N=7) e motoristas que realizam viagens através de aplicativos de transportes profissionalmente(N=6). Além do objetivo inicial das entrevistas, ainda foi possível identificar determinados comportamentos e tendências entre os participantes a respeito dos temas-chave abordados: comportamentos de risco, fatores de risco da via, fiscalização, comportamento dos demais motoristas, medidas de moderação de tráfego e campanhas de conscientização. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | - |
| Título: dc.title | LEVANTAMENTO DE EVIDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS DE CONDUTORES UTILIZANDO GRUPOS FOCAIS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: