
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | PROFESSOR DA UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | Gustavo claudino clemente | - |
| Autor(es): dc.creator | Sérgio Tadeu Gonçalves Muniz | - |
| Autor(es): dc.creator | Carlos Augusto de Sá Ribas Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:13:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:13:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93253 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93253 | - |
| Descrição: dc.description | A frota de veículos a combustão movidos a combustíveis fósseis será, aos poucos, substituída pelos veículos elétricos, puros ou híbridos. Mas para isso deve haver uma infraestrutra que ampare essa nova tecnologia. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar os possíveis pontos de recarga de veículos elétricos na Regional Matriz de Curitiba, otimizando a distribuição dos mesmos na região para que se possa fazer uma transição de frotas de veículos a combustão por frotas de veículos elétricos, de forma segura e eficaz. Para este objetivo, será utilizado o método das p-medianas, buscando uma otimização das distâncias entre pontos de recarga e candidatos a estação de recarga. Para a resolução do problema e otimização das distâncias, será utilizado o método simplex. Como resultados, espera-se uma otimização dos pontos de recarga de veículos na região. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | - |
| Título: dc.title | LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS: UM ESTUDO DE CASO PARA A REGIONAL MATRIZ DE CURITIBA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: