ANÁLISE DA VARIABILDADE DO TEOR DE LIGANTE EM PROJETOS DE CONCRETO ASFÁLTICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade de Caxias do Sul-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorChristiane da Silva Deolindo-
Autor(es): dc.creatorMatheus Lemos Nogueira-
Autor(es): dc.creatorAnelise Schmitz-
Autor(es): dc.creatorJéssica Santos Rossi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93250-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93250-
Descrição: dc.descriptionO controle de qualidade corresponde às ações necessárias para identificar rapidamente o nível de qualidade dos processos de produção e para corrigir os erros quando este nível estiver aquém do especificado. No Brasil, diversas publicações associam os insucessos das obras e a ocorrência de patologias prematuras a problemas do controle de qualidade. Tendo em vista a importância de controlar a variabilidade dos materiais e processos para o desempenho final do pavimento asfáltico, este trabalho tem como objetivo apresentar uma forma de determinar a variabilidade de características de qualidade do concreto asfáltico. Para isso, foi realizado um estudo de caso que contou com 5 projetos de misturas utilizadas nos revestimentos de rodovias no Rio Grande do Sul. Aqui foi considerado apenas o teor de ligante, embora o método possa (deva) ser utilizado para outras características como granulometria, volume de vazios e espessura da camada. Como considerações finais, ressaltou-se a importância de uma medida de variabilidade que também incorpore a habilidade dos executores em mirarem suas produções nos parâmetros de projeto. Além disso, deve ser destacada a importância da formação e alimentação contínua de um banco de dados.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relation2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade-
Título: dc.titleANÁLISE DA VARIABILDADE DO TEOR DE LIGANTE EM PROJETOS DE CONCRETO ASFÁLTICO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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