AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E MECÂNICAS DAS CINZAS DE TERMELÉTRICA APLICADA EM MISTURAS ASFÁLTICAS DENSAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.creatorEstéfani Clara-
Autor(es): dc.creatorBreno Salgado Barra-
Autor(es): dc.creatorLeto Momm-
Autor(es): dc.creatorAlexandre Mikowski-
Autor(es): dc.creatorAdriana Goulart dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:45:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:45:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93245-
Descrição: dc.descriptionO principal objetivo deste artigo é avaliar o efeito da incorporação de cinzas oriundas da queima do carvão mineral nas propriedades físico-químicas e mecânicas das misturas asfálticas densas.  Para tanto, foram analisadas as matrizes denominadas Fly Ash (cinza volante), Bottom Ash (cinza pesada) e uma composição com 50% de ambas as ocorrências, as quais foram comparadas com frações convencionais de granulares gnáissicos britados, todos utilizados como material de enchimento (fíler) a 6,0% passante na malha de abertura 0,075mm, nas curvas granulométricas das misturas asfálticas, o ligante utilizado  é o ligante betuminoso de penetração 30/45 (0,1mm). Os fíleres foram submetidos à análise química, mineralógica, física e morfológica. As misturas asfálticas formuladas foram submetidas à avaliações baseadas na metodologia francesa de formulação, compreendendo os aspectos de habilidade de compactação com a prensa de compactação giratória (PCG), ensaio de Duriez a 18ºC e deformação permanente. Diante dos resultados obtidos e das análises efetuadas, é possível concluir que as matrizes estudadas são viáveis tecnicamente para utilização em misturas asfálticas, abrindo-se inclusive a possibilidade de um mercado para a utilização em larga escala da Bottom Ash, atualmente sem destinação alguma aos serviços de beneficiamento de insumos, notadamente na região sul do Estado de Santa Catarina.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relation2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E MECÂNICAS DAS CINZAS DE TERMELÉTRICA APLICADA EM MISTURAS ASFÁLTICAS DENSAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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