Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | William Willrich | - |
Autor(es): dc.creator | Márcia de Andrade Pereira Bernardinis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93238 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93238 | - |
Descrição: dc.description | Modais não-motorizados popularizam-se como alternativa ao elevado índice de motorização e representam uma resposta sustentável para deslocamentos urbanos. Políticas públicas, Planos Diretores, além de Planos Cicloviários colaboram para a difusão da bicicleta como meio de transporte utilitário, atraindo não só usuários das periferias, mas de setores sociais elitizados. A pesquisa investiga que uma maior adesão à ciclomobilidade pode ser influenciada não só pela existência de uma infraestrutura adequada e uma segurança viária satisfatória, mas também pelo nível de segurança pública a que os usuários são expostos. A análise entre Curitiba e São José dos Pinhais-PR configura um recorte que comporta locais de vulnerabilidade socioambiental junto à Bacia do Rio Iguaçu cuja infraestrutura cicloviária está imersa em áreas de lazer e preservação ambiental coincidindo com trechos de ocupações irregulares. Esses espaços permitiriam avaliar a percepção da segurança pública ao se utilizar a bicicleta. Este relatório demostra as primeiras constatações sobre a problemática exposta, cuja conclusão visa colaborar para políticas e instrumentos mais assertivos, além de explorar a bicicleta como potencial meio de transporte nos deslocamentos metropolitanos, contribuindo para diminuição de modais individuais motorizados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | - |
Título: dc.title | SEGURANÇA PÚBLICA E MOBILIDADE ATIVA: RELAÇÃO (IN)VISÍVEL NA CONSOLIDAÇÃO DA BICICLETA EM DESLOCAMENTOS URBANOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: