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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.creator | Tiago Augusto Pianezzer | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Belleza Maciel Barreto | - |
Autor(es): dc.creator | Valter Zanela Tani | - |
Autor(es): dc.creator | Amir Mattar Valente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93231 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93231 | - |
Descrição: dc.description | Os acidentes de trânsito são considerados globalmente como a 8ª maior causa de morte, visto que ocorrem aproximadamente 1,35 milhão de óbitos anualmente. Este estudo utilizou as técnicas geoestatísticas Moran’s I e Getis Ord Gi* para identificação de pontos críticos de acidentes vinculado ao risco da rodovia, calculado pela metodologia iRAP. Foram identificados 3 agrupamentos de acidentes em segmentos de alto risco e 2 agrupamentos de acidentes em segmentos de baixo risco, totalizando 46 ocorrências. Tais acidentes apresentaram: maior quantidade sem vítimas em locais com baixo risco e de vítimas fatais em locais com maior risco; predominância de causas comportamentais, independente do risco da rodovia; maior quantidade envolvendo somente um veículo nos agrupamentos de alto risco. Foi possível identificar a importância de cada elemento dos sistemas seguros – usuário, via e veículo, associados a velocidades seguras – e evidenciar a necessidade de se considerar o conceito de rodovias que perdoam nas questões de segurança viária. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade | - |
Título: dc.title | CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES RODOVIÁRIOS OCORRIDOS EM LOCAIS CRÍTICOS DE ACORDO COM O RISCO ASSOCIADO À RODOVIA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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