Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | Marcia de Andrade Pereira Bernardinis | - |
Autor(es): dc.creator | Lucas L. V. Ruiz | - |
Autor(es): dc.creator | Jorge Tiago Bastos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93212 | - |
Descrição: dc.description | Uma das maiores preocupações da comunidade científica e dos órgãos responsáveis pelo planejamento do trânsito e da segurança das cidades é encontrar soluções que possam minimizar o número de vítimas, fatais ou feridas, por acidentes de trânsito. Analisar os acidentes e compreender melhor esses fatos, pode ajudar a reduzir ou até prevenir a sua ocorrência e seu impacto na sociedade. Entretanto, raros são os estudos encontrados nessa área quando o foco é o uso do celular. Assim, esse trabalho realizou uma pesquisa na cidade de Curitiba a fim de traçar um perfil e estudo do comportamento humano com relação ao uso do celular enquanto dirige. O estudo revelou, entre outras coisas, que apesar dos condutores saberem dos riscos que o telefone celular causa direta e indiretamente quando estão ao volante, eles continuam a utilizá-lo mesmo depois de sofrer algum acidente ou multa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidentes de trânsito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Celular | - |
Título: dc.title | O PERFIL E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO: O USO DO CELULAR EM CURITIBA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: