UMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DISPOSITIVOS DA ENGENHARIA DE TRÁFEGO NO SISTEMA VIÁRIO: INTERVENÇÃO NA RUA PADRE AGOSTINHO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPR-
Autor(es): dc.creatorMarcia de Andrade Pereira Bernardinis-
Autor(es): dc.creatorLuziane Machado Pavelski-
Autor(es): dc.creatorAlana Tamara Gonçalves Molinari-
Autor(es): dc.creatorBruna Marceli Claudino Buher Kureke-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:46:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:46:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93198-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho trata de uma investigação da influência de dispositivo da engenharia de tráfego no sistema viário, por intermédio de um estudo de caso da Rua Padre Agostinho, na cidade de Curitiba, do estado do Paraná (Brasil). O dispositivo em questão se refere à transformação de vagas de estacionamento, presentes na via, em uma faixa adicional de tráfego. O principal objetivo dessa intervenção é aumentar a fluidez do tráfego de veículos no local. Para tanto, foram realizadas pesquisas com moradores, comerciantes e um motorista de transporte coletivo da região, para conhecimento da opinião quanto ao dispositivo implantado. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo para a obtenção de informações sobre o local, a velocidade, o fluxo e o volume de veículos referente ao trecho estudado. Este trecho é de elevada importância para a cidade, pois trata-se de um grande corredor viário, utilizado para ligar o centro ao noroeste da cidade. Através dos estudos realizados constatou-se que as características da via não condizem com as recomendações existentes. Os resultados mostram que a utilização de faixas com medidas abaixo do recomendado interfere no trânsito, causando diminuição de velocidade e de volume tráfego na via. Além dos problemas visualmente perceptíveis, existe também o desconforto do usuário ao utilizar uma via com essas novas características.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relation1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de tráfego-
Palavras-chave: dc.subjectEstacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectLargura de faixa-
Palavras-chave: dc.subjectVelocidade-
Palavras-chave: dc.subjectConforto do usuário-
Título: dc.titleUMA INVESTIGAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DISPOSITIVOS DA ENGENHARIA DE TRÁFEGO NO SISTEMA VIÁRIO: INTERVENÇÃO NA RUA PADRE AGOSTINHO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.