Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UNESP | - |
Autor(es): dc.creator | Nivaldo Gerôncio da Silva Filho | - |
Autor(es): dc.creator | Renata Cardoso Magagnin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93192 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93192 | - |
Descrição: dc.description | O Brasil encontra-se num processo de transição de faixa etária bastante acentuada, ou seja, a mudança no comportamento da população está se caracterizando de um estado jovem para um estado idoso. Tal mudança deve ser vista com certa preocupação, sobretudo ao olhar das políticas públicas, desde o governo federal, passando pelos estados e com maior responsabilidade pelo município. Neste sentindo, observa-se que deve ser dada maior ênfase à parcela idosa da população. Estes problemas, embora imperceptíveis para a maioria das pessoas que não têm mobilidade reduzida, limita de forma contundente a população idosa, pois, o que se observa na prática é a precariedade ou ausência de normas e leis que possam de fato favorecer o segmento idoso. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo discutir alguns pontos das políticas públicas brasileiras voltadas à acessibilidade e verificar se elas estão incorporando a questão dos idosos no espaço urbano. A metodologia adotada foi extraída de uma revisão bibliográfica nacional e internacional a respeito do assunto. As análises e os resultados demonstram que são necessárias melhorias significativas nessas infraestruturas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Idoso | - |
Título: dc.title | POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE VOLTADA AOS IDOSOS: O CASO BRASILEIRO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: