DIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NO BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPR-
Autor(es): dc.creatorGabriel Pereira Caldeira-
Autor(es): dc.creatorBeatriz Pontes S. Branco-
Autor(es): dc.creatorJorge Tiago Bastos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93191-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93191-
Descrição: dc.descriptionHistoricamente no Brasil o tratamento do pedestre no trânsito das cidades foi negligenciado pelo planejamento urbano e de transportes. Apesar de atualmente representarem o modo responsável pela maior quantidade de viagens diárias nas cidades brasileiras, este ainda não é priorizado na elaboração das políticas públicas e construção de uma infraestrutura conveniente às suas necessidades. Como consequência, os pedestres foram as principais vítimas fatais de acidentes de trânsito no país entre 2000 e 2015 (chegando a 148 mil mortes). Tendo em vista este cenário alarmante, o objetivo deste artigo é fornecer um diagnóstico acerca da mortalidade de pedestres no Brasil, a partir de uma série histórica de indicadores no período 2000-2015 coletados de fontes oficiais. Como resultado, identificou-se uma redução contínua da participação dos pedestres nas mortes no trânsito no país – passou-se de 30% em 2000 para 18% em 2015. Um dos fatores capazes de ter contribuído para tal variação é o crescimento na aquisição e utilização de motocicletas. Apesar disso, a situação ainda é crítica, com taxas de mortalidade de 3,41 pedestres por 100 mil habitantes – valor 2,7 vezes maior que a taxa da União Europeia. Nesse sentido, destaca-se a elevada redução na participação dos pedestres no total das vítimas fatais do trânsito. Por fim, entende-se a necessidade de enxergar o modo a pé sob um olhar técnico na gestão municipal do trânsito. Dessa forma, a avaliação da qualidade do transporte a pé utilizando indicadores padronizados é fundamental para o monitoramento e a gestão das informações acerca desse modo de transporte.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relation1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade-
Palavras-chave: dc.subjectPedestres-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança Viária-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectMortalidade-
Título: dc.titleDIAGNÓSTICO DA MORTALIDADE DE PEDESTRES NO BRASIL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.