
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Henrique Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Walter Tadahiro Shima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93170 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93170 | - |
| Descrição: dc.description | A Internet como serviço essencial à sociedade moderna, primordial para o desenvolvimento socioeconômico dos países e, também, uma alavanca para a inovação tecnológica dentro do setor de Telecomunicações, traz o levantamento de questões que interferem diretamente no seu funcionamento. Entre estas, a Neutralidade da Rede é um dos assuntos que está em intensa discussão atualmente, devido a sua interferência em diversas frentes, como temas econômicos, liberdade de acordos comerciais, liberdade de acesso e uso da rede, inovação tecnológica e de conteúdos/aplicativos, entre outros. O princípio da Neutralidade da Rede implanta um regime de não discriminação sobre os pacotes de dados trafegados pela rede, proibindo acordos comerciais entre provedores e usuários/clientes que, segundo alguns autores/pesquisadores, poderiam auxiliar no recebimento de receita para ampliar a infraestrutura da rede. Ao mesmo tempo, para outros autores/pesquisadores, a contratação dos planos de Internet pelos usuários/clientes já é suficiente para prover o desenvolvimento da infraestrutura da rede. Neste cenário, a regulação governamental sobre o mercado de Internet se faz necessária, tendo em vista que o governo é responsável em manter o bem estar para seus cidadãos e, também, em manter o equilíbrio dos seus setores econômicos. Este artigo pretende apresentar o posicionamento de autores/pesquisadores e de instituições sobre o tema e, também, trazer o panorama atual das regulações adotadas pelos governos do Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Japão, Coréia do Sul, Austrália e pelos estados-membros da União Europeia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | I Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2017) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neutralidade da Rede | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet Aberta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regulação Governamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intervenção Governamental. | - |
| Título: dc.title | O debate da Neutralidade da Rede: posicionamentos sobre o tema e regulação governamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: