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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | UNINTER | - |
| Autor(es): dc.creator | GLAUCIA JULIÃO BERNARDO | - |
| Autor(es): dc.creator | LEONARDO MERCHER | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:13:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:13:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93154 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93154 | - |
| Descrição: dc.description | O processo de internacionalização do Ensino Superior é uma demanda de vários regimes e organismos internacionais. Essa demanda foi internalizada pelo governo brasileiro por meio do Mercosul e outros fóruns multilaterais como UNESCO, OEA, CELAC e BRICS. Devido a essa demanda externa, houve uma variedade de programas como Ciências Sem Fronteiras, assim como bolsas de agências para o desenvolvimento educacional e científico como CAPES e CNPQ. Considerando a lacuna em estudos sobre esse processo, o objetivo deste artigo é investigar as variáveis de internacionalização para delinear o cenário do Cursos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política brasileiros. Para atingir este objetivo, a metodologia adotada foi uma análise quantitativa de dados qualitativos, problematizando-os do ponto de vista das teorias crítica e decolonialismo. Como resultado, observamos que os Cursos de Pós-graduação em Relações Internacionais e Ciência Política tendem a focar seu processo de internacionalização nos países desenvolvidos. Como consequência, há uma tendência a reproduzir teorias e análises de países desenvolvidos, especialmente da Europa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2018) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | internacionalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Título: dc.title | INTERNACIONALIZAÇÃO COMO DEMANDA: DIÁLOGO EPISTÊMICO INTERNACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS E CIÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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