INTERNACIONALIZAÇÃO COMO DEMANDA: DIÁLOGO EPISTÊMICO INTERNACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS E CIÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPR-
Autor(es): dc.creatorUNINTER-
Autor(es): dc.creatorGLAUCIA JULIÃO BERNARDO-
Autor(es): dc.creatorLEONARDO MERCHER-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:13:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:13:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93154-
Descrição: dc.descriptionO processo de internacionalização do Ensino Superior é uma demanda de vários regimes e organismos internacionais. Essa demanda foi internalizada pelo governo brasileiro por meio do Mercosul e outros fóruns multilaterais como UNESCO, OEA, CELAC e BRICS. Devido a essa demanda externa, houve uma variedade de programas como Ciências Sem Fronteiras, assim como bolsas de agências para o desenvolvimento educacional e científico como CAPES e CNPQ. Considerando a lacuna em estudos sobre esse processo, o objetivo deste artigo é investigar as variáveis de internacionalização para delinear o cenário do Cursos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política brasileiros. Para atingir este objetivo, a metodologia adotada foi uma análise quantitativa de dados qualitativos, problematizando-os do ponto de vista das teorias crítica e decolonialismo. Como resultado, observamos que os Cursos de Pós-graduação em Relações Internacionais e Ciência Política tendem a focar seu processo de internacionalização nos países desenvolvidos. Como consequência, há uma tendência a reproduzir teorias e análises de países desenvolvidos, especialmente da Europa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationII Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2018)-
Palavras-chave: dc.subjectinternacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleINTERNACIONALIZAÇÃO COMO DEMANDA: DIÁLOGO EPISTÊMICO INTERNACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS E CIÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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