
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | FABIANA MARISSA ETZEL BARDDAL | - |
| Autor(es): dc.creator | HUÁSCAR FIALHO PESSALI | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93147 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93147 | - |
| Descrição: dc.description | Estudo realizado em 2018, incentivado pelas discussões na disciplina de Teorias do Estado sobre as disputas de classe e frações de classes, e pela necessidade de aprofundamento sobre o assunto para viabilizar análises em pesquisa de dissertação. O objetivo foi apresentar uma análise inicial sobre a composição do Conselho Municipal de Esportes (CME), estabelecida legalmente, e que viabiliza a participação política da sociedade civil nas discussões e deliberações sobre as políticas públicas na área do esporte, lazer e atividade física no município de Curitiba. O estudo foi fundamentado na democracia participativa, mais especificamente por meio do desenho institucional do CME, e encaminhado sob a luz da interpretação de Estado enquanto estrutura de poder, responsável por processos decisórios dependentes de articulações não apenas entre grupos políticos, mas também de articulações com grupos sociais organizados e com o cidadão ativo. A pesquisa adotou duas fontes para a coleta de dados: legislação de criação e regimento interno do CME. No caso empírico analisado, ao verificar como o poder público tem agregado a sociedade civil nas disputas de poder e relação de forças entre os diferentes atores na arena de tomada de decisão do CME, percebeu-se que, legalmente, existe esta possibilidade de participação, fato importante a ser considerado inicialmente. No entanto, notou-se que existem aspectos a serem superados já na definição dos representantes do conselho, uma vez que a predefinição destes dificulta uma luta de classes mais justa em relação às possibilidades deliberativas. Isto porque se estabelece previamente uma condensação de forças conforme o interesse da classe dominante, e que tem o Estado como um dos atores principais. Pode-se inferir que, no CME, as frações de classes que defendem o esporte rendimento estão em ampla vantagem perante as frações que defendem as outras dimensões do esporte. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2018) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia participativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | condensação de forças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conselho Municipal de Esporte | - |
| Título: dc.title | ESTRUTURA DO CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES DE CURITIBA: REFLEXÕES PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO DE FORÇAS NA INSTITUIÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: