
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE), Área de Concentração em Mecânica Computacional, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Paula Imai | - |
| Autor(es): dc.creator | Roberto Dalledone Machado | - |
| Autor(es): dc.creator | Thiago de Oliveira Abeche | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcos Arndt | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/93035 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93035 | - |
| Descrição: dc.description | O processo de danificação do concreto depende, dentre diversos fatores, de sua interação com outros materiais. A aplicabilidade do concreto armado é possibilitada pela proximidade entre os coeficientes de dilatação térmica do concreto e do aço, garantindo assim a aderência e evitando o escorregamento entre os materiais. O início da fissuração, contudo, causa a perda desta aderência. O processo de evolução do dano depende não apenas do estado de tensão, mas principalmente do estado de deformação acumulada. Portanto, a distribuição de armadura ao longo de uma viga de ponte tem uma grande influência sobre o processo de danificação do concreto. Considerando o caso de pontes rodoviárias e ferroviárias, os carregamentos dinâmicos originários da passagem de veículos podem amplificar a perda de integridade do concreto e o processo de plastificação do aço. Contudo, as normas relativas ao projeto de pontes desconsideram os efeitos dinâmicos da estrutura, convertendo-os em uma carga estática majorada. Além disso, as normas sugerem a consideração de um comportamento elástico linear dos materiais na análise estrutural. A consideração da mecânica do dano e da plasticidade nas armaduras de aço aumenta a complexidade do modelo, transformando-o em um problema dinâmico não linear e, assim, modificando as respostas da estrutura. Adicionalmente, a consideração de uma distribuição variável de armadura ao longo do comprimento da viga contribui para a análise de modelos mais realistas. Portanto, este trabalho procura avaliar as respostas dinâmicas não lineares de uma ponte de concreto armado, através de sua interação dinâmica com um modelo veicular, em que a distribuição não uniforme de armadura afeta a evolução da danificação. As pontes são modeladas através do método dos elementos finitos, usando o programa ABXDNL 2.7 e rotinas adicionais desenvolvidas através da linguagem computacional C++, de modo a aplicar a distribuição de armaduras. É adotado um modelo constitutivo de dano baseado no modelo de Mazars, adaptado de tal forma que é possível considerar a inversão de esforços mecânicos devido à vibração. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | II Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | dinâmica não linear | - |
| Palavras-chave: dc.subject | estruturas de concreto armado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | mecânica do dano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | interação dinâmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | método dos elementos finitos não linear | - |
| Título: dc.title | Análise do comportamento dinâmico não linear de vigas de concreto armado de pontes com distribuição variável de armadura | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: