Análise do comportamento dinâmico não linear de vigas de concreto armado de pontes com distribuição variável de armadura

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Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE), Área de Concentração em Mecânica Computacional, da Universidade Federal do Paraná (UFPR)-
Autor(es): dc.creatorAna Paula Imai-
Autor(es): dc.creatorRoberto Dalledone Machado-
Autor(es): dc.creatorThiago de Oliveira Abeche-
Autor(es): dc.creatorMarcos Arndt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/93035-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/93035-
Descrição: dc.descriptionO processo de danificação do concreto depende, dentre diversos fatores, de sua interação com outros materiais. A aplicabilidade do concreto armado é possibilitada pela proximidade entre os coeficientes de dilatação térmica do concreto e do aço, garantindo assim a aderência e evitando o escorregamento entre os materiais. O início da fissuração, contudo, causa a perda desta aderência. O processo de evolução do dano depende não apenas do estado de tensão, mas principalmente do estado de deformação acumulada. Portanto, a distribuição de armadura ao longo de uma viga de ponte tem uma grande influência sobre o processo de danificação do concreto. Considerando o caso de pontes rodoviárias e ferroviárias, os carregamentos dinâmicos originários da passagem de veículos podem amplificar a perda de integridade do concreto e o processo de plastificação do aço. Contudo, as normas relativas ao projeto de pontes desconsideram os efeitos dinâmicos da estrutura, convertendo-os em uma carga estática majorada. Além disso, as normas sugerem a consideração de um comportamento elástico linear dos materiais na análise estrutural. A consideração da mecânica do dano e da plasticidade nas armaduras de aço aumenta a complexidade do modelo, transformando-o em um problema dinâmico não linear e, assim, modificando as respostas da estrutura. Adicionalmente, a consideração de uma distribuição variável de armadura ao longo do comprimento da viga contribui para a análise de modelos mais realistas. Portanto, este trabalho procura avaliar as respostas dinâmicas não lineares de uma ponte de concreto armado, através de sua interação dinâmica com um modelo veicular, em que a distribuição não uniforme de armadura afeta a evolução da danificação. As pontes são modeladas através do método dos elementos finitos, usando o programa ABXDNL 2.7 e rotinas adicionais desenvolvidas através da linguagem computacional C++, de modo a aplicar a distribuição de armaduras. É adotado um modelo constitutivo de dano baseado no modelo de Mazars, adaptado de tal forma que é possível considerar a inversão de esforços mecânicos devido à vibração.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationII Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017)-
Palavras-chave: dc.subjectdinâmica não linear-
Palavras-chave: dc.subjectestruturas de concreto armado-
Palavras-chave: dc.subjectmecânica do dano-
Palavras-chave: dc.subjectinteração dinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectmétodo dos elementos finitos não linear-
Título: dc.titleAnálise do comportamento dinâmico não linear de vigas de concreto armado de pontes com distribuição variável de armadura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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