Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
Autor(es): dc.creator | Talita Pinho Schimidt | - |
Autor(es): dc.creator | Cassius Tadeu Scarpin | - |
Autor(es): dc.creator | Gustavo Valentim Loch | - |
Autor(es): dc.creator | Alexandre Checoli Choueiri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92967 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92967 | - |
Descrição: dc.description | Resumo— Processos produtivos que ocorrem em mais de um estágio produtivo se caracterizam pela necessidade de sincronia entre os estágios e, em geral, pela dependência que há entre eles. Esta configuração exige que sejam realizadas as atividades de dimensionamento e sequenciamento de lotes de forma integrada, o que torna tanto os modelos quanto a resolução dos problemas complexos. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo matemático que possa ser aplicado na resolução do Problema Multinível em um ambiente de máquinas paralelas idênticas. Bem como propor diferentes abordagens de resolução, sendo estas, resolução por meio do modelo exato e abordagens heurísticas. Tanto para resolução do modelo exato quanto para a abordagem heurística utiliza-se o software de otimização Gurobi versão 7.0. Para abordagem heurística proposta, utiliza-se como solução inicial a primeira solução incumbente encontrada pelo solver, chamada neste trabalho de abordagem MIP Sol, e a partir desta solução inicial aplica-se uma heurística de melhoria. No que concerne aos resultados obtidos neste trabalho, para alguns problemas a abordagem heurística apresentou desempenho satisfatório quando comparada à resolução do modelo matemático exato (MIP Pura) para problemas de pequeno porte, em relação ao tempo de resolução e qualidade de solução. Concluiu-se que as abordagens de resolução propostas são satisfatórias, uma vez que quando aplica-se a abordagem heurística utiliza-se tempo até mais de 50% menor para resolução dos problemas gerados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | II Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensionamento de Lotes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequenciamento da Produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiníveis, Heurísticas. | - |
Título: dc.title | Modelo Matemático para Problemas Multiníveis de Produção em Máquinas Paralelas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: