Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFPR-Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química | - |
Autor(es): dc.creator | Alisson Luan Daga | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelo Kaminski Lenzi | - |
Autor(es): dc.creator | Thiago Dalgalo de Quadros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92901 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92901 | - |
Descrição: dc.description | Com o propósito de desenvolver um módulo didático para visualização e fácil compreensão de controladores, para as disciplinas que envolvam controles de processo na engenharia química, é apresentado um controlador PID analógico. Este controlador é baseado em amplificadores operacionais, e estes são utilizados nas suas várias configurações para o condicionamento de sinais em operações matemáticas. Para a visualização dos dados em tempo real, utiliza-se os conversores A/D do microcontrolador na plataforma Arduino e a função plotter serial do software Arduino IDE, para que as variáveis de set-point, manipulada e controlada possam ser analisadas. Para a validação do módulo, foi realizado seis testes, dois em cada configuração P, PI e PID. A apresentação deste módulo didático no ensino, vem para auxiliar o aluno a assimilar de maneira mais efetiva o conteúdo visto na literatura, observando o controlador realizado fisicamente atuando no processo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | IV Simpósio Paranaense de Modelagem, Simulação e Controle de Processos (SIMPROC 2019) | - |
Título: dc.title | MÓDULO DIDÁTICO PARA ESTUDO DE CONTROLADOR PID ANALÓGICO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: