
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
| Autor(es): dc.creator | Eduardo Emanuel Honorio | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Leon Peixoto | - |
| Autor(es): dc.creator | João Vitor de Araujo dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Cahuane Corrêa | - |
| Autor(es): dc.creator | Vera Luiza Moro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:22:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:22:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92869 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92869 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução e Objetivos: O Centro de Memória do Departamento de Educação Física (CEMEDEF) da Universidade Federal do Paraná foi criado no ano de 2009, pela Professora Vera Luiza Moro, com o objetivo de preservar os documentos da Antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, e, também, divulgar a memória do curso de Educação Física (Souza & Capraro, 2010). Introdutoriamente, analisa-se que o CEMEDEF tem tido avanço quanto o uso de tecnologias que promovem o desenvolvimento da gestão e preservação dos acervos históricos (Tavares, 2014). Através do processo de organização, classificação e digitalização deles, bem como a utilização e manipulação dos dados digitalizados, torna-se possível desenvolver pesquisas que visam entender a história da Educação Física e dos esportes no Paraná. Desse modo, por meio dos trabalhos que estão sendo realizados no CEMEDEF em colaboração com o Programa de Educação Tutorial de Educação Física (PET-EDF), o objetivo deste trabalho em específico é entender a importância do alinhamento tecnológico com o levantamento e a gestão de dados e informações do passado e suas diversas possibilidades de manipulação no presente. Métodos: Diante disso, o trabalho é caracterizado como pesquisa qualitativa descritiva (Creswell, 2010), pois, foram revisadas as diversas atividades desenvolvidas no CEMEDEF durante a vinculação com o PET-EDF, permitindo explicitar o uso das diferentes tecnologias nas ações realizadas, como a catalogação dos relatórios semestrais em planilha digital, baseando-se em normativas arquivísticas, e o levantamento de dados dos ex-alunos da Antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Resultados e discussão: observou-se que a padronização de tabelas e as análises dos documentos para a realização de breves resumos propiciam facilidade de acesso às fontes pelos pesquisadores que anseiam compreender a história da EDF, da consolidação de um campo voltado aos esportes e de agentes relacionados ao contexto esportivo no Paraná, em um período de organização institucional do esporte no Brasil (Carvalho, 2013), permitindo que as encontrem a partir da busca do seu conteúdo ou por palavras-chave. Por sua vez, o levantamento de dados sobre ex-alunos da Antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná subsidiou a elaboração de um banco de dados demográficos contendo diferentes dados, a saber: profissão, cidade de nascimento, nomes dos pais, instituição formativa anterior, cor da pele, cabelos e olhos. Tais elementos podem ajudar a entender o contexto da época e, também, questões que influenciaram posteriores definições da instituição. Conclusão: a utilização das diferentes tecnologias pelo CEMEDEF vêm servindo como subsídio para divulgação dos acervos históricos, permitindo também a melhorara do acesso aos documentos e dados que até então foram pouco estudados por conta da inacessibilidade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Centro de memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | preservação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | acervo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | tecnologias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | perspectivas. | - |
| Título: dc.title | Preservação e manipulação do acervo do Centro de Memória do Departamento de Educação Física (CEMEDEF): perspectivas sobre o eixo tecnológico. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: