ANÁLISE DOS PARTICIPANTES DO CIRCUITO XEQUE-MATE DE CURITIBA: DESIGUALDADES ENTRE OS SEXOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Paraná / Uninter-
Autor(es): dc.creatorUninter-
Autor(es): dc.creatorEmerson Liomar Micaliski-
Autor(es): dc.creatorKatiuscia Mello Figuerôa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92857-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92857-
Descrição: dc.descriptionIntrodução e objetivos: Cientes das dificuldades e barreiras ainda existentes para a participação feminina na área do esporte e do lazer em nossa sociedade, de sua importância como ferramenta educacional formadora e transformadora do ser humano e de que esses elementos são direitos sociais garantidos por nossa Constituição Federal, realizamos a presente pesquisa com o objetivo de averiguar a diferença de acesso entre os participantes do sexo masculino e feminino no Circuito Xeque-Mate de Curitiba. O circuito é promovido pela Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMELJ) e Secretaria Municipal da Educação, ambas de Curitiba, além do SESC-Curitiba. Subdividido em quatro etapas, tal evento tem por finalidade promover e difundir a vivência da modalidade de xadrez na cidade a crianças, jovens e adultos. O regulamento estabelece que o emparelhamento entre os jogadores seja pelo ano letivo, desde o ensino fundamental ao ensino médio, até o público considerado adulto ou livre. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada a partir da análise da base de dados disponibilizados e publicados no site da FEXPAR, em meio aberto, o que possibilita o acesso livre por qualquer pessoa. A partir dos dados disponibilizados nas três etapas do evento, realizadas no ano de 2022, optou-se por somar o quantitativo de participantes inscritos em cada uma das etapas e apresentá-las por categorias classificadas pelo ano letivo e sexo – Feminino (F) e Masculino (M), destacando o Total (T) de inscritos. Resultados e discussão: No 1º Ano, identificou-se o T=213 inscritos, sendo 55F e 158M; 2º Ano: T=137, 52F, 85M; 3º Ano: T=332, 94F, 238M; 4º Ano: T=555, 217F, 338M; 5º Ano: T=993, 370F, 623M. Diante desses resultados, percebe-se superioridade de participantes do sexo masculino em relação ao sexo feminino em todos os anos letivos do ensino fundamental I, respectivamente, 35%F a 65%M. O quantitativo total de participantes dos anos finais do ensino fundamental foi inferior em relação aos anos iniciais, mesmo assim, a superioridade do sexo M prevaleceu ao F, 67% a 33%, sendo: 6º Ano: T=91, 33F, 58M; 7º Ano: T=72, 32F, 40M; 8º Ano: T=81, 20F, 61M; 9º Ano: T=70, 19F, 51M. Já no Ensino Médio, os dados são referentes às três séries juntas, resultando 60 participantes do sexo F e 126 do sexo M, equivalente a 32% e 68%, respectivamente. O circuito também conta com a categoria adulto ou livre e, não diferente das demais categorias, o desequilíbrio prevaleceu, com 23 participantes do sexo F e 131 do sexo M, equivalente, a 15% e 85%. Considerações Finais: A partir das análises e pesquisas sobre o tema, sugerem-se estudos e debates mais aprofundados para que se investiguem os motivos para a diferença de participação entre meninos e meninas no projeto analisado. Recomendam-se, ainda, algumas práticas que podem colaborar para um atendimento justo e equânime do projeto, como incorporar questões de gênero aos seus documentos normativos, igualando o número de vagas entre meninos e meninas, por exemplo (SUASSUNA et al., 2007), realizar campanhas para uma maior participação feminina, um diagnóstico para compreender a pouca adesão feminina em projetos e a realização do ciclo completo da política pública, com acompanhamento e avaliação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022)-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectLazer-
Palavras-chave: dc.subjectXadrez-
Palavras-chave: dc.subjectGênero.-
Título: dc.titleANÁLISE DOS PARTICIPANTES DO CIRCUITO XEQUE-MATE DE CURITIBA: DESIGUALDADES ENTRE OS SEXOS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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