Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade do Estado de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | Instituto Rugby para Todos | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade do Estado de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.creator | Sabrina Furtado | - |
Autor(es): dc.creator | Emanuel Cardoso Pavei | - |
Autor(es): dc.creator | Luis Henrique Torquato Vanucci | - |
Autor(es): dc.creator | Iasmin Dias da Conceição | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel Henrique Treter Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92853 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92853 | - |
Descrição: dc.description | Introdução: As mídias sociais se configuram como instrumentos relevantes para as empresas conhecerem a necessidade e o desejo de seus clientes. Dentre eles, as redes sociais, como por exemplo o Instagram, são consideradas meios importantes para a comunicação das empresas com seus consumidores e assim gerarem engajamento. Na indústria do esporte (onde está inserido o CrossFit), a maneira como o produto é comercializado nas mídias sociais, vinculando às motivações de seus praticantes, pode contribuir com a gestão e o desenvolvimento da modalidade, enquanto produto. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi analisar o posicionamento de mercado da empresa Punk CrossFit, por meio das postagens no seu perfil na rede social Instagram, nos anos de 2019 e 2020, com base nos principais motivos à prática regular de atividades físicas. Método: a pesquisa possuí cunho descritivo e natureza quantitativa. O estudo buscou analisar e categorizar as postagens realizadas na rede social Instagram, do box de CrossFit nomeado Punk CrossFit. Os dados foram organizados em uma tabela no programa Microsoft Excel e classificados conforme os principais motivos à prática regular de atividades físicas descrito por Balbinotti (2004). Foram analisadas imagens e legendas – não sendo considerados os vídeos – dos anos de 2019 e 2020, com o propósito de verificar o comportamento da empresa, nas postagens do Instagram, no ano anterior à pandemia da COVID-19 e outro durante ela. Resultados e Discussão: a maior frequência de postagens esteve relacionada à Sociabilidade (36,35%), o que corrobora com o estudo desenvolvido por Santos (2017). A Competitividade foi o segundo item (21,56%), seguido por Saúde (17,19%), Prazer (10,94%), Controle de Estresse (8,13%) e Estética (5,94%). De acordo com esses resultados, verificou-se que a Punk CrossFit se posiciona no mercado como uma empresa que preza por entregar um serviço focado na sociabilização dos seus clientes, também em competitividade na modalidade e em saúde. Nos anos analisados, 2019 e 2020, se observa diferentes frequências das postagens entre “Competitividade” e “Saúde”. No ano de 2019, anterior à pandemia da COVID-19, não havia restrição para realização de eventos competitivos, sendo assim a empresa explorou esse posicionamento de maneira contundente. Em 2020, a suspenção das competições coincide com a diminuição de postagens voltadas para “Competição”. Quanto às publicações sobre “Saúde”, percebeu-se um aumento significativo em relação ao ano anterior, o que pode estar relacionado ao fato de que a pratica de atividade física e esportes é apontada como uma ferramenta que favorece o sistema imunológico e consequentemente pode favorecer a resposta do organismo a doenças virais, fator altamente discutido durante o enfrentamento à pandemia (SILVEIRA ET AL., 2021). Conclusões: o posicionamento de mercado, explorado pela empresa vai ao encontro de pesquisas que demonstram os motivos mais relevantes que levam os praticantes de CrossFit a praticar a modalidade. A empresa também adaptou sua estratégia a demanda que surgiu através da pandemia de COVID-19. Tal flexibilidade e coerência com o mercado, pode explicar o sucesso e longevidade da companhia no mercado, considerando que a Punk CrossFit possui três unidades e está há 10 anos no mercado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Posicionamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crossfit | - |
Palavras-chave: dc.subject | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Empresa | - |
Título: dc.title | POSICIONAMENTO DE MERCADO DE UM BOX DE CROSSFIT: UMA ANÁLISE DE POSTS NO INSTAGRAM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: