
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | Narayana Astra van Amstel | - |
| Autor(es): dc.creator | WANDERLEY MARCHI JÚNIOR | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92839 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92839 | - |
| Descrição: dc.description | Vários esportes já foram criados no Brasil. Podemos lembrar das modalidadesmais populares, tais como futebol de areia, futevôlei, capoeira, jiu-jitsu brasileiro epeteca. Cada uma dessas práticas se estabeleceram no gosto popular de forma um tanto“orgânica”, percorrendo sua própria trajetória de consolidação com estratégias variadase que levaram muitas décadas para se popularizarem. Em um período mais recente,novas modalidades tem sido criadas no cenário brasileiro, adotando determinadosmecanismos de gestão que visam acelerar seu processo de reconhecimento e consumocomo produto esportivo. Nesse trabalho apresentaremos parte das estratégias adotadaspor esses gestores, buscando apontar determinados elementos em comum que indicamum habitus próprio para criação de novas modalidades no Brasil. Como fonte de dados,utilizamos a ata da Audiência Pública de 11/04/2018 da Comissão de Esporte daCâmara dos Deputados e o vídeo da respectiva reunião. O evento em questão contoucom a participação e depoimento de gestores de novas modalidades brasileiras: Biribol,Futsac, Manbol, Surfe na Pororoca, Frescobol, Sorvebol, entre outras. Pelos relatosdesses dirigentes, constatamos certas estratégias recorrentes: a criação de websites,redes sociais e plataformas com divulgação de conteúdos relacionados; a busca do apoiopolítico em nível municipal, estadual e federal; a inserção em currículos escolares deeducação física; a capacitação de novos professores e treinadores por meio de clínicas ecursos online; a divulgação em jornal e televisão; o apelo simbólico por característicasnacionalistas, bem como do contexto cultural mais local de origem; a comparação comaspectos similares de modalidades mais populares, para facilitar a compreensão dopúblico-alvo; a exportação para outros países, visando a internacionalização da prática;a constante dependência do criador da modalidade em alavanca-la como projetopessoal; a formação de empresas que fabricam e vendem os produtos necessários àprática esportiva, devido à especificidade e novidade no mercado; o direcionamentopara públicos diversos em faixa etária, classe social e gênero; a fundação deassociações, federações e confederações; a busca por apoio de “atletas-celebridades” deoutras modalidades famosas; o consumo dessas modalidades sendo ofertado como umaexperiência única e inovadora; entre outras tantas características. Temos por conclusãoque a criação de novas modalidades no Brasil segue uma espécie de “protocolo” degestão e marketing em vista de oferecer um esporte-produto racionalmente concebido eplanejado, o que ajuda a explicar a popularização mais acelerada que apresentam.Entretanto, por dependerem essencialmente dos gestores-fundadores das modalidadespara mantê-las ativas, correm o risco de caírem no esquecimento tão rapidamentequanto tentam se popularizar. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | V Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2022) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ESPORTE | - |
| Palavras-chave: dc.subject | GESTÃO DO ESPORTE | - |
| Palavras-chave: dc.subject | MARKETING ESPORTIVO | - |
| Título: dc.title | OS NOVOS ESPORTES BRASILEIROS – ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO, TENTATIVAS DE POPULARIZAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: