
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Gustavo Zirhut de Mattos | - |
| Autor(es): dc.creator | Mayara Torres Ordonhes | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernando Renato Cavichiolli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92810 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92810 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução e objetivo (s): O presente estudo tem por objetivo geral analisar quais são os elementos socioculturais envolvidos no processo de formação de atletas em diferentes países. Durante a pesquisa foi possível identificar quais são os elementos que norteiam o processo de formação esportiva, caracterizados a partir das diferentes esferas sociais, como, por exemplo, a família, as condições socioeconômicas, a importância das políticas públicas, a permanência do atleta no esporte, a presença do técnico e da estrutura em que os treinamentos são realizados, entre outros. Métodos: Para realização do levantamento bibliográfico foram selecionadas as seguintes bases de periódicos: o Scielo, o Science Direct e a plataforma Taylor and Francis. Ao serem definidas as bases de dados, foram selecionados os descritores para realizar a busca das fontes. As palavras foram selecionadas na língua inglesa e portuguesa. Com os critérios aplicados, foram selecionados os seguintes descritores: Athlete AND Training, Coach AND Training, Sports AND Coaching, Atleta AND Formação, Técnico AND Formação, Esportes AND Treinamento. Com o intuito de realizar um filtro nos resultados que foram obtidos, foram estabelecidos critérios de exclusão e inclusão, sendo eles: Somente artigos, publicados entre os anos de 2017 e 2018, na área das ciências sociais. Após a identificação do número total de artigos pertinentes ao tema (dez), realizou-se um processo de leitura e agrupamento das referências em categorias. Para isto, utilizou-se o software NVivo - QSR International versão 12. Resultados e Discussão: Dentre os resultados que foram obtidos, as temáticas mais recorrentes nos textos foram aquelas a respeito da influência do treinador, a influência da família e o suporte da equipe. A categoria influência do treinador foi a mais recorrente nos artigos analisados, apresentando um percentual de 13,27% de abrangência. O agente treinador é visto na literatura específica como um dos principais elementos relacionados ao processo de formação de atletas. Ainda, é possível identificar aspectos como o papel social que o mesmo apresenta, a importância de sua capacitação, o apoio psicológico que o mesmo desenvolve com os atletas. Em relação à categoria influência da família, a mesma é vista como a segunda temática mais recorrente nos artigos (10,09%), sendo a família um dos principais pilares para que o atleta consiga o êxito esportivo. Por fim, a terceira categoria mais abrangente foi a categoria relacionada ao suporte da equipe, com abrangência de 2,84%. O apoio que é percebido através dos integrantes de uma equipe apresenta-se como um fator estimulante que está presente no processo de formação dos atletas. Considerações finais: A partir do levantamento bibliográfico realizado, pode-se perceber a importância do técnico, da família e da equipe no processo de formação de atletas. Foi possível perceber a necessidade de articulação entre estes elementos socioculturais no desenvolvimento de diferentes modalidades esportivas e, notou-se que o técnico esportivo pode ser fundamental para que isto ocorra de modo efetivo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2019) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | atletas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | elementos socioculturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | coach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | family. | - |
| Título: dc.title | Elementos socioculturais da formação de atletas: a influência do treinador, da família e o suporte da equipe | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: