
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude | - |
| Autor(es): dc.creator | Carla Cristina Tagliari | - |
| Autor(es): dc.creator | Juliano Passoni | - |
| Autor(es): dc.creator | João Paulo de Miranda | - |
| Autor(es): dc.creator | Thiago Antonio Soares Pinto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92790 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92790 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução e objetivo da vivência: A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) da Prefeitura de Curitiba estabelece como sua responsabilidade “desenvolver e gerenciar políticas públicas de esporte, lazer, atividade física e protagonismo juvenil para a população curitibana, objetivando aprimoramento técnico e contínuo, a qualidade de vida, a inserção e promoção social” (CURITIBA, 2018). Com base nestas premissas, e buscando proporcionar aos servidores um programa de formação continuada, a atual gestão (2017-2021), elaborou o Projeto “Trilhas do Conhecimento – Capacitações SMELJ”, que tem como objetivo proporcionar uma formação continuada aos servidores disseminando conhecimentos, assuntos e grupos de informações (eixos), visando aprimorar a sua prática. Descrição da vivência: Esta ação possui cinco eixos: Desenvolvimento de Habilidades Estratégicas (assuntos que interferem no autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, explorando expectativas, alinhamento de projetos pessoais com projetos profissionais, ganhos em qualidade de vida e de aprendizado), Esporte (temas referentes ao esporte na cidade de Curitiba, adoção de estratégias com a finalidade de desenvolver e fortalecer este eixo), Atividade Física e Lazer (conteúdos que fomentem a discussão sobre o tema na cidade de Curitiba, identificando ofertas e demandas da atividade física; bem como diagnosticar fragilidades e potencialidades do lazer na cidade de Curitiba), Juventude (fomentar conhecimento e identificar as principais ofertas e demandas nesta área, preparando os profissionais para a atuação com esse público na cidade de Curitiba), e Gestão Pública e Inovação (oportunizar a troca de experiências, a criação e introdução de novas ferramentas de trabalho e o treinamento para servidores da SMELJ). O Projeto é desenvolvido através de seminários, treinamentos e ações ordenadas entre 4 ou 8 módulos (dependendo do eixo temático em que se encontra) priorizando o desenvolvimento esportivo e práticas de atividade física e lazer do município. Além dos módulos, são somadas ações a serem desenvolvidas no local de trabalho do servidor, proporcionando materializar o aprendizado dos módulos que complementam a sua carga horária final, totalizando uma certificação de 180 horas no ano de 2019. O projeto possibilita fortalecer a interface entre gestores, professores, praticantes, entidades e pesquisadores. Reflexões e implicações para a área: O Projeto “Trilhas do Conhecimento – Capacitações SMELJ” abrange temas atuais que coadunam com as necessidades de atuação dos servidores. Este modelo de formação continuada, bem como o foco na formação ampliada do servidor, para além de uma perspectiva técnica, representam um importante passo para o aperfeiçoamento do quadro funcional, fortalecendo as políticas públicas de esporte, lazer, atividade física e protagonismo juvenil desenvolvidas pela SMELJ na cidade de Curitiba. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas para o Esporte (SIGPE 2019) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | servidor público | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teoria e prática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | políticas públicas de esporte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | lazer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | atividade física. | - |
| Título: dc.title | “Trilhas do Conhecimento”: novos caminhos para a formação continuada dos servidores da SMELJ/CURITIBA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: