
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Ceará | - |
| Autor(es): dc.creator | Manoela Moura de Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Anderson Duarte | - |
| Autor(es): dc.creator | Raimunda Hermelinda Maia Macena | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92698 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92698 | - |
| Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: Com o início da pandemia de Covid-19 e a chegada do surto ao Brasil, houve a necessidade de isolamento social. Após um período de suspensão das atividades letivas, iniciou-se uma pressão para adoção de uma nova modalidade de ensino por parte de diversas instituições educacionais, públicas e privadas, especialmente aquelas responsáveis pelo ensino superior, para que fossem continuadas as atividades acadêmicas. OBJETIVO: Este trabalho se propõe a discutir os possíveis impactos na saúde mental e emocional, em estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir da adoção do ensino remoto durante a pandemia. MATERIAIS E MÉTODOS ou METODOLOGIA: Por meio de revisão bibliográfica, serão verificados estudos anteriores que tenham vislumbrado correlações existentes entre ensino remoto, ensino a distância (Ead), ensino híbrido e outros modelos, e seus impactos emocionais e/ou psicológicos em estudantes universitários. RESULTADOS: destacar os principais resultados obtidos no estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, são feitas algumas considerações sobre o uso dessa modalidade no atual momento, com o objetivo de apontar possíveis indícios da correlação por nós sugerida. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19) | - |
| Título: dc.title | ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: impactos na saúde mental dos estudantes de graduação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: