Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Piauí | - |
Autor(es): dc.creator | Suellen Silva Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Kelly Saraiva dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Wéryda Oka Lobo | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:58:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:58:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92690 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92690 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 trouxe consigo uma série de problemas. O isolamento e distanciamento social dos familiares, amigos, e mudanças repentinas na rotina das pessoas, geram uma série de danos fisiológicos e psicológicos sendo necessário um olhar especial para os idosos que se caracteriza como grupo de maior vulnerabilidade para a doença. OBJETIVO: Descrever o momento de leitura de poemas para idosos realizados durante a pandemia da COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas do curso de enfermagem no Projeto de Extensão COVID-19: Telecuidado na Pandemia da COVID-19: bem-estar pessoal do cuidador e da pessoa idosa no município de Floriano-PI, da Universidade Federal do Piauí. O projeto é subdividido em 04 (quatro) estações as quais estão relacionadas ao desenvolvimento de atividades referentes à terapias de promoção da saúde a saber: Apoio Espiritual, Biblioterapia, Jogos Cognitivos, Educação em Saúde e Musicoterapia, sendo estas planejadas e executadas sob orientação de um docente e quatro discentes da graduação. Os encontros para leitura dos poemas fazem parte da Estação Biblioterapia que visa o uso terapêutico da literatura para intensificar a expressão de sentimentos, resolução ativa de problemas, enfrentamento ou insight. Estes ocorrem mensalmente às terças-feiras tendo início às 15h00min com duração de 30 minutos pela plataforma Google Meet e, semanalmente via grupo de WhatsApp. Conta com a participação de idosos e cuidadores do município de Floriano-PI, integrantes do projeto e coordenadores. RESULTADOS: A leitura dos poemas aconteceu no dia 25 Agosto de 2020, no horário das 15h00min pelas acadêmicas que declamaram poemas de Cora Coralina, José Saramago, Albert Camus, José Guilherme, Maria Dionésia e Geraldo Eustáquio. A seleção de poemas foi significativa para o resultado, pois os autores eram conhecidos, o que tornou a experiência melhor. A preparação feita pelas envolvidas para o dia da leitura envolveu até a criação de cenários, onde a criatividade foi de suma importância e amplitude. A leitura de poemas para idosos se mostrou satisfatória, pois proporcionou bem-estar aos envolvidos por meio da interação. Os idosos se mostraram bem atentos e ouvintes, responderam todas as perguntas, fizeram observações e recomendações. CONCLUSÃO: Conclui-se que desde o planejamento até a apresentação houve seleção para que a experiência fosse enriquecedora e proveitosa, na qual foi levada em consideração leitura, tom, vestimenta e cenário para a apresentação dos poemas. Foi muito gratificante ao perceber que teve uma boa recepção e que colaborou com benefícios e reflexão de todos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19) | - |
Título: dc.title | LEITURA DE POEMAS PARA IDOSOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: um relato de experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: