
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPI - Universidade Federal do Piauí. | - |
| Autor(es): dc.creator | UFPI - Universidade Federal do Piauí. | - |
| Autor(es): dc.creator | Adão Francisco Leal Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Giovanna Ribeiro dos Santos Negreiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Yonara Santos Sousa | - |
| Autor(es): dc.creator | Natana Abreu de Moura | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Isabelle Gois Queiroz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92688 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92688 | - |
| Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: Não é recente que a tecnologia se tornou uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem, e vemos um destaque ainda maior nesse atual cenário de pandemia do Sars-Cov-2. Em grande parte das instituições de ensino foi adotada a modalidade a distância e, tanto alunos como educadores, tiveram que se adaptar a essa realidade. Além das plataformas de videoconferências, as redes sociais estão tendo um papel de bastante impacto na disseminação de informações. Porém é necessário cuidado na hora de elaborar os conteúdos que serão postados em redes sociais, pois estes se espalham de forma muito rápida, e o risco de disseminação de mensagens com informações falsas é muito alto. OBJETIVOS: Relatar a experiência dos autores com o uso das redes sociais para elaboração e divulgação de conteúdos sobre saúde no contexto de pandemia. METODOLOGIA: O presente estudo trata-se de um relato de experiência, baseado na produção de conteúdo digital de educação em saúde no contexto da pandemia do novo coronavírus, como atividade do Projeto de Extensão Enfermeet, da Universidade Federal do Piauí. RESULTADOS: Um dos objetivos do projeto é disseminar conhecimentos por meio de tecnologias de informação e comunicação. Nesse momento que estamos vivendo a educação em saúde assume papel ainda mais importante, contribuindo com o ensino-aprendizagem, para que educadores e alunos não sejam prejudicados, e o conhecimento continue a ser propagado com eficiência e qualidade. Essa disseminação tem sido feita por meio de posts no Instagram, de lives e de pesquisas realizadas pelo Google Forms. Instigando nos participantes do projeto, a realização de pesquisas em sites confiáveis e em artigos para a produção do conteúdo, bem como o reconhecimento da responsabilidade diante dessa ação. Buscando propiciar um acesso mais fácil as pessoas, a informações de qualidade, contribuindo assim para o seu auto cuidado. O retorno oferecido pelo público consumidor do conteúdo produzido, tem sido positivo, retornando em forma de bom engajamento nas publicações e aumento de seguidores. Motivando assim, os autores na continuidade deste projeto. CONCLUSÃO: A produção e disseminação de conteúdo com foco na educação em saúde digital para as mídias sociais é bem relevante, principalmente em um período onde as pessoas procuram se informar sobre os acontecimentos do mundo na internet. As redes sociais como o Instagram, podem ser grandes aliadas na propagação de conhecimento, principalmente quando utilizadas de maneira correta. Por isso, é sempre necessário conferir se essas informações e notícias possuem uma fonte segura e confiável. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19) | - |
| Título: dc.title | RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA REDES SOCIAIS COM FOCO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIGITAL SOBRE A PANDEMIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: