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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral | - |
Autor(es): dc.creator | Nevelyn Martins de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Ana Laura Matias da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Êmile Costa Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Letícia Caroline Dias Freitas Vasconcelos | - |
Autor(es): dc.creator | Jéssica de Menezes Nogueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92685 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92685 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: O surgimento da COVID-19, síndrome respiratória causada pelo SARS-COV-2, teve grande impacto em todos os aspectos relacionados à saúde pública. Além disso, a chuva de informações acerca da COVID-19, muitas destas, falsas, contribui para uma sensação de insegurança. Desse modo, uma comunicação eficaz de informações relacionadas à pandemia do novo coronavirus no Brasil gera um conjunto coletivo de conhecimentos nos ciberespaços, formando uma cultura digital. Nesse sentido, iniciativas transparentes, pautadas na cientificidade, que busquem informar a população, têm se mostrado essenciais nesse contexto. Com esse objetivo foi criado o Projeto de extensão “Enfermeet”, que visa oportunizar a educação digital em saúde, bem como estabelecer um espaço de discussões acerca da COVID-19. OBJETIVO: Relatar as experiências das discentes do curso de bacharelado em enfermagem de uma Universidade Federal no Sul do Piauí, na moderação de Lives promovidas pelo Projeto de extensão “Enfermeet”. METODOLOGIA: Tendo como plataforma central o Instagram, o projeto “Enfermeet” conta com a colaboração de alunos e professores, sendo que o papel de protagonismo dentro do projeto é dado ao aluno. Há incentivo ao diálogo com diversos profissionais de áreas distintas, através de Lives realizadas semanalmente, onde debate-se sobre um tema entre um convidado expertise na área e dois discentes que moderam a Live. Assim, o presente estudo é um relato da experiência de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública no sul do Piauí sobre o protagonismo discente na moderação de debates que aconteceram entre julho e agosto de 2020. RESULTADOS: As Lives foram planejadas para acontecer da seguinte forma: elaboração de pauta condizente com o tema, treinamento prévio da pauta e utilização da plataforma, sob orientação da docente responsável pelo projeto. No dia da atividade, uma das discentes iniciou a Live pelo perfil do projeto, e a segunda entrou pelo seu perfil pessoal, apenas para apresentar o convidado, e em seguida saiu, deixando a primeira para a moderação. Na primeira Live, houve um problema técnico, e pôde-se observar, na prática, a importância de se ter mais de um discente disponível, pois imprevistos técnicos e/ou de oscilação de internet podem acontecer e, a pedido do convidado os comentários ficaram desativados. Na segunda live, os comentários permaneceram ativados, e obteve-se um feedback positivo por parte do público. Em ambas as Lives, tivemos uma boa interação entre convidados e discentes fazendo com que a conversa fluísse de forma didática e objetiva. Fica evidente a importância de o aluno ter a oportunidade de passar por essa experiência, uma vez que promove a obtenção de conhecimentos e habilidades, tanto profissionais quanto sociais, vencendo obstáculos, lidando com o público e com o nervosismo. CONCLUSÃO: A moderação de debates online mostrou-se uma ferramenta importante para o crescimento pessoal e profissional, pois o contato com profissionais expertises nos assuntos e a interação com o público é uma forma de agregar conhecimento como também proporciona aos alunos que aprendam a trabalhar em equipe, desenvolvam a criatividade, expressem suas ideias de forma consciente e atuem na promoção da saúde. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19) | - |
Título: dc.title | PROTAGONISMO DISCENTE NA MODERAÇÃO DE LIVES EM TEMPOS DE PANDEMIA: um relato de experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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