
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Piauí | - |
| Autor(es): dc.creator | Natasha Hêmilly Sousa Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Thiago Gonçalves Mangueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Izabel de Menezes Nogueira Landim | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Rita Barreto Cardoso | - |
| Autor(es): dc.creator | Jessica de Menezes Nogueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92682 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92682 | - |
| Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: Com o aprimoramento da tecnologia, desde o surgir do primeiro rádio, computador, televisão até chegar aos dias atuais com os smartphones de alta tecnologia, nossa sociedade veio se modificando em sua forma de agir e de se comunicar. Tal realidade é perceptível através das redes sociais. Com isso, a informação pode-se chegar com mais facilidade aos lares onde esta, cada dia mais tem se mostrado dinâmica e precisa. A educação digital em saúde, por exemplo, é de extrema importância frente ao mundo globalizado e conectado e a estratégia de usar a redes sociais através da interação com o público pode fazê-la mais eficaz, pois facilita o conhecimento deste para quem produz a informação de forma dinâmica e precisa para que então a sociedade possa ser sensibilizada e a promoção/prevenção da saúde tenha resultados positivos. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na interação durante as estratégias para educação em saúde utilizando uma rede social. METODOLOGIA: O presente estudo é um relato da experiência de acadêmicos de enfermagem de uma Universidade Pública do Piauí sobre a interação social durante as atividades de educação em saúde utilizando uma plataforma digital do projeto de extensão denominado “EnferMeet”, que conta com 317 seguidores, no período de julho a agosto de 2020. Foram utilizados como interação: quizzes de perguntas e respostas, bingos, tamplates, vídeos de interação, lives e posts, esses, além de interagir com o público, esclarecer dúvidas ao responder os comentários advindos dos seguidores, promovia a propagação de informações, nas quais as mesmas são úteis para a sociedade, com temas como: meio ambiente e a pandemia, saúde mental, higiene, dentre outros. RESULTADOS: Apesar de vivermos na era tecnológica e estarmos rodeados de tecnologia, há uma pequena sensação de insegurança, pois o fato de utilizar uma rede social para propagar informações para a sociedade requer muita responsabilidade. É desafiador adentrar nesse meio pois, como acadêmicos que até então não tinham a prática de utilizar a ferramenta para lidar com a sociedade, foi necessário dedicação e aprendizado, para dar uma boa resposta à comunidade. Em contrapartida, é satisfatório podermos contribuir com a população através de informações com interatividade, através do nosso projeto, que com o passar dos dias vem crescendo, e isso nos traz a sensação de que, mesmo no cenário de distanciamento social, podemos contribuir utilizando as mídias digitais para interagir e promover estratégias de educação em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Isso contribuirá positivamente em nossas vidas, tanto pessoal quanto profissional, pois é um aprendizado e experiência que nos acresce e que com certeza será útil por mais vezes ao longo da vida profissional. Em vista do atual cenário e para que a sociedade não ficasse aquém na atual situação que nos encontramos, a interação, utilizando uma rede social para manter a população informada, se faz necessária, para que a informação/interação seja tratada de forma científica e consiga sensibilizar a população sobre os temas expostos. Dessa maneira, poder-se-á afirmar que recurso utilizado foi de extrema importância e que contribuiu positivamente em tempos de quarentena. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19) | - |
| Título: dc.title | INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DIGITAL EM SAÚDE UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS: relato de experiência de acadêmicos de enfermagem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: