TELESSAÚDE COMO SUPORTE AO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Piauí-
Autor(es): dc.creatorAna Karolina Silva Ribeiro de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMarielder de Assis Santos-
Autor(es): dc.creatorYasmin de Souza Nunes-
Autor(es): dc.creatorJosé Claudio Garcia Lira Neto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92670-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92670-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: a telessaúde consiste em uma estratégia de prestação de serviços de saúde a distância, com o objetivo de melhorar o acesso e a eficácia dos segmentos clínicos, administrativos e educacionais. Durante o ano de 2020, essa modalidade de assistência à saúde tem sido um importante recurso adjuvante aos cuidados prestados aos pacientes com COVID-19, mas também, àqueles que possuem doenças crônicas não transmissíveis. OBJETIVO: discutir sobre a utilização da telessaúde como suporte ao atendimento de pacientes com doenças crônicas, durante a pandemia de COVID-19. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão integrativa, realizada durante o mês de agosto de 2020, através de uma busca nas bases de dados PubMed (via MEDLINE) e CINAHL, e nas bibliotecas virtuais Scielo e Google Acadêmico, utilizando os termos “telessaúde”, “doenças crônicas” e “COVID-19”, adaptados para cada base e biblioteca. Foram selecionados seis artigos que responderam a seguinte pergunta norteadora: “Quais os benefícios da telessaúde quando utilizada como suporte ao atendimento de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis durante a pandemia de COVID-19?”. Foram selecionados os trabalhos disponíveis na íntegra e de forma gratuita, no idioma inglês, português ou espanhol, publicados no ano de 2020. RESULTADOS: os achados mostraram que a telessaúde apresenta-se como estratégia oportuna aumentando a capacidade de atendimento dos serviços de saúde, reduzindo a sobrecarga nos três níveis de atenção e assistência à saúde, diminuindo os custos e tempo de espera para consultas com especialistas, internação e assistência pós-alta hospitalar, como também, facilitando o acesso à saúde e elevando o status de conhecimento da população com alguma doença crônica sobre o vírus SARS-CoV-2, por meio de ações de educação em saúde. Ademais, os estudiosos reforçam que a telessaúde faz-se como uma nova possibilidade de monitoramento e controle das condições clínicas dos pacientes com diabetes, hipertensão, obesidade e outras condições crônicas de saúde. No entanto, para que ela seja efetiva, é preciso considerar a integração com os serviços assistenciais já existentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O enfrentamento as doenças crônicas é um desafio em todo mundo, necessitando de alto nível de atenção à saúde, de forma constate. A inadequação ou falha desses serviços pode acarretar uma serie de complicações, dificuldade no tratamento e sobrecarga no serviço de saúde. Assim, a telessaúde tem sido indicada como uma estratégia poderosa no auxílio dos cuidados de saúde pelos trabalhadores, gestores, educadores e serviços de saúde no enfrentamento as doenças crônicas, fortalecendo a atenção primária à saúde.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationI Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19)-
Título: dc.titleTELESSAÚDE COMO SUPORTE AO ATENDIMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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