Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Centro Universitário Fametro | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Ceará | - |
Autor(es): dc.creator | Thayná da Silva Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Georgia de Melo Castro Gondim | - |
Autor(es): dc.creator | Débora Fidélis de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | José Carlos Tatmatsu Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Daniela Gardano Bucharles Mont'Alverne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:25:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:25:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92668 | - |
Descrição: dc.description | INTRODUÇÃO: Sabe-se que os pacientes com Diabetes Mellitus (DM) fazem parte do grupo de risco para as complicações do vírus Sars-Cov-2. Assim, durante a pandemia do COVID-19, essa população encontra-se mais vulnerável a desenvolver os piores desfechos da doença, além de possuir altos níveis de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de mortalidade decorrente da doença. Isso explicita a necessidade de que haja um cuidado centrado na individualização do manejo dessa população, mesmo no ambiente domiciliar. OBJETIVO: Relatar a experiência da construção de um e-book acerca do autocuidado em pacientes diabéticos em meio à pandemia de COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado na Universidade Federal do Ceará, centrado no desenvolvimento de um material educativo, do tipo e-book, voltado para o autocuidado do paciente diabético em meio à pandemia de COVID-19. RESULTADOS: O material foi construído a partir das medidas de restrição social propostas pela maioria dos governos dos estados brasileiros. Primeiramente, foram definidos os capítulos que estariam presentes no e-book, seguido da pesquisa para a sua fundamentação teórica e da produção técnica do material. Os capítulos foram intitulados: “COVID-19”, que explana, em linguagem acessível aos leitores, acerca do que é o vírus Sars-Cov-2 e suas formas de transmissão; “Diabetes”, que explica o que é DM e sua relação com o vírus; “Tenho diabetes, e agora?”, o qual retrata, por meio de imagens e textos, as medidas de prevenção necessárias para o paciente diabético durante a pandemia; “Como posso me manter ativo?” e “Exercícios”, cujo expõem uma série de exercícios físicos metabólicos, aeróbicos, de fortalecimento da musculatura intrínseca dos pés (comumente enfraquecida no DM), proprioceptivos e de coordenação, e, por fim, “ Cuidados com os pés”, que enfatiza a importância da correta higiene, hidratação e exame dos pés, para a prevenção de lesões e melhor qualidade de vida do diabético. Todos os capítulos foram redigidos com linguagem acessível à população, em geral, e bastante ilustrados, para facilitar o entendimento acerca do conteúdo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, que a construção desse material educativo auxilia na individualização do cuidado com o paciente diabético em meio à pandemia de COVID-19, além de impactar positivamente no empoderamento dessa população acerca da sua condição, de forma a contribuir para a prevenção de agravos do DM durante o período de restrição social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19) | - |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK SOBRE AUTOCUIDADO EM PACIENTES DIABÉTICOS EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: relato de experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: