Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UFSC | - |
Autor(es): dc.creator | Simone Frigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:54:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:54:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92655 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92655 | - |
Descrição: dc.description | O verão acabou na Ilha do Mel. E com ele finda-se a enxurrada de turistas que frequentaram aquele que é tido por muitos como o lugar mais belo do litoral paranaense, cercado por belas praias e recheado de mata atlântica. A ocupação humana da Ilha cai de milhares para algumas centenas de pessoas. Sob uma aparente calmaria no mar de movimentações humanas, o inverno se aproxima e com ele o tempo da pesca. Aos poucos os “nativos” da Ilha retomam suas atividades pesqueiras em detrimento das turísticas. Dentre estas práticas está o “lanço da tainha”, atividade relacionada à pesca mais significativa da região. Nos estudos sobre as comunidades pesqueiras há uma tendência em privilegiar o ponto de vista masculino, ou seja, o ponto de vista do homem pescador. Ainda hoje, parece haver pouca preocupação com a descrição das atividades das mulheres, mesmo quando elas são fundamentais para a realização da pesca, como é o caso do trabalho aqui proposto. A partir de dados etnográficos resultantes da pesquisa de campo realizada entre os pescadores e pescadoras da vila de Encantadas, proponho apresentar o meu projeto de tese do PPGAS- UFSC que aborda as relações de gênero tendo como foco a pesca da tainha. A intenção é refletir sobre as perspectivas das mulheres a respeito das relações de gênero e, como essas relações constroem suas percepções sobre o ambiente, os animais e as técnicas pesqueiras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | VI Semana de Antropologia e Arqueologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesca | - |
Palavras-chave: dc.subject | gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | ambiente | - |
Título: dc.title | GÊNERO, AMBIENTE E TÉCNICA NA PESCA DA TAINHA DE ENCANTADAS, ILHA DO MEL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: