
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | Willian Perpetuo Busch | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92645 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92645 | - |
| Descrição: dc.description | A produção serial cinematográfica Star Trek: Voyager (1995-2001) se apresenta como espaço privilegiado para a análise e problematização das relações entre coletivos, assim como as interações entre homens e máquinas. O objetivo deste paper orienta-se para a inserção da personagem Seven of Nine (Jery Ryan) na série. Se Seven of Nine se apresenta como Borg, a proposta que apresento é problematizar essa emergência através das reflexões sobre o cyborg, tais como propostas por Donna Haraway. Através da observação da interação entre a crew de Voyager com Seven of Nine, sejam através dos personagens humans, aliens, holograms e outros borgs, sugiro que é possível visualizar a construção da síntese disjuntiva, tal como entendida por Gilles Deleuze. Com isso, se torna possível clarificar o papel da individuação na percepção do que é tratado como individualidade na série. Em outros termos, para que a interação entre cyborgs e humanos ocorra, é necessário a existência de uma preconcepção sobre o que é a humanidade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | VI Semana de Antropologia e Arqueologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ficção Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Síntese Disjuntiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cyborgs. | - |
| Título: dc.title | (CY)BORG: SÍNTESE DISJUNTIVA EM STAR TREK: VOYAGER | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: