Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Unioeste | - |
Autor(es): dc.creator | Ana Paula Soares Fagundes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92632 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92632 | - |
Descrição: dc.description | O ofício de parteira sofreu grandes transformações nos últimos anos, passando de um saber construído na prática para uma profissão regulamentada através de formações específicas na área da Enfermagem Obstétrica ou da Obstetrícia, ensejando o surgimento das chamadas parteiras urbanas. Atualmente a discussão do Movimento da Humanização do Parto aponta a necessidade de se resgatar elementos anteriores à medicalização do nascimento, de práticas de cuidado populares, não oficiais e não hegemônicas, de forma que a mulher tenha um parto de acordo às suas escolhas. Movimento cuja discussão, portanto, está centrada na crítica ao sistema obstétrico vigente e em uma nova proposta de atenção ao nascimento, como aponta Carneiro (2015). É nesse cenário a partir da década de 1990 no Brasil que a figura da parteira ressurge, mas com uma bagagem acadêmica, transitando entre o ofício das antigas parteiras e o meio médico e com a denominação de parteira urbana. Diferentemente das parteiras tradicionais, as parteiras urbanas atuam na contemporaneidade com uma relação diferenciada às mulheres que acompanham a gestação e parto. Enquanto a tradicional era conhecida da gestante por fazer parte de sua própria comunidade e já ter acompanhado mulheres de sua família, a parteira urbana realiza muitas vezes o seu primeiro contato com a gestante a partir do meio virtual. Redes sociais, como Facebook e Whatsapp, são as principais ferramentas de divulgação do trabalho através de relatos de partos, fotos, logomarca, descrição do atendimento, publicações de cunho informativo e de contato com suas clientes. Este artigo, como parte de minha dissertação, apresenta alguns dados do campo que tem por objetivo analisar antropologicamente as práticas das parteiras urbanas, sobretudo a construção do sujeito parteira, numa contemporaneidade marcada pela cientificidade das práticas médicas. O campo virtual se torna um grande campo de investigação e prática etnográfica por ser o meio por onde as parteiras urbanas se apresentam ao público alvo, manifestam e delimitam seu espaço de atuação e onde ocorre uma troca de relações sociais que constituem essa transformação no ofício de parteira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | IX Semana de Antropologia e Arqueologia, III Seminário de Etnologia e Museus e V Semana de Oficinas em Arqueologia (2017) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parteira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parto Humanizado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais. | - |
Título: dc.title | ENTRE RELATOS DE PARTOS E CONTATOS VIRTUAIS: O USO DAS REDES SOCIAIS ENTRE PARTEIRAS URBANAS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: