Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF | - |
Autor(es): dc.creator | Fundação Universidade Federal de Viçosa - , UFV4 | - |
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF | - |
Autor(es): dc.creator | Thayna Porfira dos Santos Franco | - |
Autor(es): dc.creator | Fernando Araújo Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Antonio Colchete Ferreira Filho | - |
Autor(es): dc.creator | Juliana Varejão Giese | - |
Autor(es): dc.creator | Josielle Cíntia de Souza Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92619 | - |
Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic marked a moment of significant change in 2020, with the growing spread of the virus and rising mortality rates, which has caused the emerging need for social distancing in urban public spaces. The objective of this research is to analyze the relationship between the 11th Sustainable Development Goal of the 2030 Agenda and the challenges posed by the COVID-19 pandemic in light of the examination of old and new issues about urban public space and its elements, such as furniture urban. Through a literature review, news selection in the media, and systematic observation of experiences in spaces, the condition of a significant portion of the population living in inadequate housing conditions has changed its relationship with public spaces was verified. It is concluded that some actions towards the adaptation of public spaces for the safe use of the population during the COVID-19 pandemic, such as the demarcation of isolated areas, creation of sanitation furniture, and expansion of opening hours, redirected the debate on building safe and sustainable cities and communities. In this way, a scenario of a chain effect was presented, compromising other objectives of the 2030 Agenda, such as health and well-being and the reduction of inequalities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | SEE-U: Sustainable Development Goals, a global scientific conference at UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Safe cities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Spaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban Furniture | - |
Título: dc.title | COVID-19 pandemic: the safeness of public spaces and the urban furniture | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: