Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade de Brasília - UNB | - |
Autor(es): dc.creator | Bruna Karoline Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Wilsa Maria Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92608 | - |
Descrição: dc.description | Criminology is a theme that has been explored by several areas of study and it occurs due to its complexity as a phenomena, enabling different perspectives for researchers. When it comes to juvenile offenses, the situation becomes even more compounded, since it involves individuals that society must prioritize protection and guarantee their rights. Through a critical perspective, as in many other social dimensions, adolescents from minorities face hard times in the juvenile justice system, and specialized literature points out how the system was built to reach the white male youth, leading to neglect of others. This study aimed to analyze what researchers have been finding in the Juvenile Justice Systems regarding gender specificities for female juvenile offenders in different countries and using a systematic literature review approach through the Scopus database. The results reached a total of 19 articles between 2017-2021. Our findings support the idea of a justice made to suit boys, and suggest that gender-related discrimination are present either in the systems structure, in the courts deliberations and alternative programs for girls for example, as in the staff conduct, who often act in sexist ways towards them, and frequently the studies showed that the girls needs are not being met at the juvenile justice. Only one study had divergent results from the literature, while all others pointed in the same direction. There is a lack of studies that prioritize girls' views of their own experiences, therefore this remains as a suggestion for future research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | SEE-U: Sustainable Development Goals, a global scientific conference at UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juvenile justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juvenile offense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature review | - |
Título: dc.title | Is Juvenile Justice made for all youth? A literature review from a gender perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: