Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná - UFPR | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel Santinelli Felipe Godoy | - |
Autor(es): dc.creator | Maíra Mello Rezende Valle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92606 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92606 | - |
Descrição: dc.description | Anatomy and/or Physiology professors, by using biological determinism in their educational practices, can reverberate binary and sexist stereotypes under the validation of scientific studies (ANDRADE, 2013). The objective of this study was to verify, through an online questionnaire, what is the conception of Physiology and/or Anatomy professors of Higher Education Institutions in all five regions of Brazil about some concepts — such as sex, gender, sexuality, sexual orientation and prejudices — and whether they include these topics in their classes. We took as our theoretical foundation: post-structuralist studies; scientific productions about gender and sexuality in Brazilian higher education; and studies in Anatomy and Physiology about gender and sexuality. The research statistically evaluates the questionnaire’s data under different perspectives, such as gender, sexual orientation, age, and region of Brazil. Analysis related to sexual orientation revealed that dissident professors from the cisheteronormativity were more favorable to approach “issues of gender and sexuality” in the university than heterosexuals. Furthermore, age showed that there is a higher agreement between generations concerning sexism and misogyny than to issues involving sexual and gender diversity. To conclude, we find the development of new studies with Brazilian higher education professionals urgent, considering the dimensions of the curriculum and the university surroundings for inclusive education to all genders and sexualities, dissidents of the norm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | SEE-U: Sustainable Development Goals, a global scientific conference at UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTI+phobia | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | Gender and Sexuality Outside The Norm: Teaching Anatomy and Physiology in Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: