Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal de Juiz de Fora | - |
Autor(es): dc.creator | Danielle Lopes Vilas | - |
Autor(es): dc.creator | Karine Dias de Jesus | - |
Autor(es): dc.creator | Josielle Cíntia de Souza Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Mayara Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Anna Calil | - |
Autor(es): dc.creator | Antonio Colchete Ferreira Filho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92593 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92593 | - |
Descrição: dc.description | Amidst a scenario characterized by the need to qualify cities in contemporary times through a more attractive public space that meets the demands of the population, there is an offer of new possibilities for interactions allied to technology. This transformation of public space through the innovation of urban furniture, which is the element that allows the vitality and resilience of the urban environment, involves social, urban and communication issues. The objective of the work is to analyze how the insertion of technological urban furniture contributes to the 9th objective of sustainable development of the 2030 Agenda and allows an adaptation of the public space to the new demands of the contemporary city. This work is part of an ongoing research by the Ágora group (UFJF) on the different types of street furniture, with emphasis on the concept related to technology. Therefore, the methodology used was structured in 2 stages: (i) bibliographic review of primary and secondary sources; and, (ii) empirical research through the identification, observation and analysis of existing urban furniture that present technological aspects in its concept, design and/or function. The results found were compiled into four main components and identified according to their interfaces. Therefore, it is concluded that the strategy of associating technology with urban furniture encourages the construction of an infrastructure for public space that is more resilient to current urban contexts and encourages future innovations. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | SEE-U: Sustainable Development Goals, a global scientific conference at UFPR | - |
Palavras-chave: dc.subject | design | - |
Palavras-chave: dc.subject | technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | urban furniture | - |
Título: dc.title | Design and technology: new interfaces for urban furniture | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: