Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | GABRIEL TANNER PASETTI | - |
Autor(es): dc.creator | FELIPE PACHECO | - |
Autor(es): dc.creator | AGUINALDO DOS SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:33:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:33:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/92576 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92576 | - |
Descrição: dc.description | Em decorrência da necessidade de aplicar um ensino remoto emergencial, por conta do isolamento social causado pela pandemia COVID-19, nota-se a questão da falta de espaços de estudo nas habitações de alunos em situação de vulnerabilidade social. Tendo em vista essa problemática e as barreiras que dificultam a continuidade das atividades escolares, este artigo propõem um modelo de plataforma habilitante que possibilite o desenvolvimento de soluções para este espaço colocando o estudante como parte do processo criativo. Para isso foi utilizada a proposta do EdaDe (Educação através do Design), trazendo o ensino ativo e aplicado na prática. O objetivo é possibilitar que as crianças possam criar suas próprias soluções, inspiradas em projetos Open Source, enquanto também desenvolvem novas habilidades e conhecimentos importantes para o seu futuro. O método utilizado para criar o modelo da plataforma foi a Design Science Research e como resultado foram propostos um Mapa do Sistema e um Service Blueprint, os quais detalham um modelo de plataforma habilitante validada pela empresa Proposta Verde. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | VIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021) | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma Habilitante | - |
Palavras-chave: dc.subject | EdaDe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Open Source | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços de Estudo. | - |
Título: dc.title | PLATAFORMA HABILITANTE PARA A MELHORIA DO ESPAÇO DE ESTUDO DA CRIANÇA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: