IDENTIDADE CULTURAL, DESIGN E CONSUMO: MARCAS LOCAIS E SUSTENTABILIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Minhas Gerais-
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Minas Gerais-
Autor(es): dc.creatorNADJA MARIA MOURÃO-
Autor(es): dc.creatorROSILENE CONCEIÇÃO MACIEL-
Autor(es): dc.creatorANA CÉLIA CARNEIRO OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:36:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:36:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92531-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a temática do design para o comportamento sustentável, a partir da análise de marcas locais em comunidades, considerando os aspectos materiais visíveis que garantem os aspectos intangíveis, construídos no imaginário social. Pelo método qualitativo, realiza-se um levantamento de dados, precedido da revisão bibliográfica. Foram analisadas as marcas dos projetos sociais "Milagre Sertão", "Felipe-Buffet Quilombola" e "Águas Doce". Verificou-se que, nestes projetos, os o design atuou como mediador na consolidação de imagens identitárias, ao se apropriar dos elementos simbólicos e identificadores das comunidades locais, garantindo uma comunicação e um reconhecimento de seus valores materiais e imateriais. É um valor que deve ser agregado às marcas tendo em vista o posicionamento e a imagem construída e o seu território. Considera-se que a construção de identidades está intrinsecamente vinculada ao domínio da cultura e a sua comunicação com o mundo. Portanto, as práticas sustentáveis são valores reconhecíveis e imprescindíveis na comunicação de marcas locais, pelo valor inestimável na sociedade contemporânea.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationVIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021)-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectTerritório.-
Título: dc.titleIDENTIDADE CULTURAL, DESIGN E CONSUMO: MARCAS LOCAIS E SUSTENTABILIDADE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.