DESIGN E IDENTIDADE CULTURAL: O PAPEL DO PROFISSIONAL NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFU-
Autor(es): dc.creatorANA LUÍSA TREVISAN DOS SANTOS-
Autor(es): dc.creatorCAROLINA CARRIJO COSTA-
Autor(es): dc.creatorCAROLINA FERNANDES VAZ-
Autor(es): dc.creatorVIVIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES-
Autor(es): dc.creatorSAMUEL BORGES BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:33:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:33:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/92522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/92522-
Descrição: dc.descriptionNo contexto de mundo capitalista, globalizado e cada vez mais homogeneizado, a cultura se torna uma ferramenta de suma importância no reconhecimento e valorização das identidades territoriais. Nesse sentido, os profissionais de design e arquitetura possuem um papel fundamental na articulação de projetos que promovam a cultura e os valores locais, fugindo da lógica consumista de replicação. O objetivo do artigo é entender o papel de profissionais de arquitetura e design na valorização da cultura e identidade locais. De natureza qualitativa exploratória, a metodologia incluiu a revisão de literatura sobre os temas identidade cultural e artefatos, globalização e homogeneização cultural e design, identidade e território. A partir desses conceitos, foram analisados três estudos de caso que apresentam o papel do projetista agindo em comunidades para produção de artefatos. Conclui-se que o projetista de fato possui um papel muito importante ao lidar com produtos culturais. Em dois dos casos analisados, os profissionais promoveram a valorização da cultura, tradição e recursos locais, trabalhando em ações cujo benefício foi revertido à comunidade. No entanto, em um dos casos, percebeu-se que os artefatos produzidos não carregavam a identidade local da forma esperada e a cultura acabou sendo utilizada para reproduzir uma lógica consumista.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationVIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021)-
Palavras-chave: dc.subjectDesign e identidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectHomogeneização do consumo-
Palavras-chave: dc.subjectValorização do território-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de artefatos-
Título: dc.titleDESIGN E IDENTIDADE CULTURAL: O PAPEL DO PROFISSIONAL NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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